MEMBER ITEMS FOR SALE
Custom Knives | Other Knives | General Items
-------------------------------------------
New Posts | New PhotosAll Photos



Go Back   The Knife Network Forums : Knife Making Discussions > Knife Organizations and Club Boards > SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros)

SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) Everything about Brazilian custom knives and knifemakers - this is the official forum for the "Sociedade Brasileira de Cuteleiros". "O forum oficial da Sociedade Brasileira De Cuteleiros - tudo sobre o mundo da Cutelaria Artesanal no Brasil!"

Reply
 
Thread Tools Display Modes
  #1  
Old 02-21-2010, 06:54 PM
Rodrigo Lavieri Rodrigo Lavieri is offline
Member
 
Join Date: Nov 2006
Location: Itu, São Paulo, Brazil
Posts: 20
Forja

Ol? a todos,
venho acompanhando o forum a algum tempo e essa ? minha primeira postagem.
Sou iniciante no of?cio da cutelaria. Fiz uma forja a carv?o no inicio de 2006 e mais recentemente, meados de 2008, constru? uma a g?s. Venho tentado produzir algumas faquinhas que, numa pr?xima oportunidade mostro as fotos. O fato ? que meu conhecimento parco vem basicamente de pesquisas na internet, de um livro americano e das convensas que tive com alguns veteranos am alguns SP Knife Show. Acho que ? o momento de expor algumas duvidas e experi?ncias com o pessoal do forum.

Essas s?o as fotos da minha forja a g?s (fotos do fim de 2008).



Foi feita de um tubo de a?o com uma parede de aprox 5mm e o interior ? de argamassa refrat?ria que usada em fornos de fundi??o para joalheria. A forja ? grande (demais at?), n?o me lembro agora precisamente mas tem uns 450 mm de comprimento interno (fora as tampas) e quase 200 mm de di?metro interno.





Essa ultima figura ai mostra como eu fiz o queimador. ? um tubo de inos tampado com um gicle com um orif?cio de 0,35mm (se n?o me engano) na ponta. Como n?o conseguia estabilizar a chama eu coloquei um outro tubo na ponta da saida de gas pra isolar essa saida do fluxo de ar proveniente do insuflador. Deu certo, ? super tranquilo de acender.

Agrade?o os que leram at? aqui, agora vem as duvidas.
Eu vejo muitas fotos e v?deos na internet e tenho a sensa??o de que as forjas ficam extremamente brilhantes assim como as pe?as incandescentes. Eu sei que depende muito da camara e da condi??o de luz mas, o fato ? que no meu caso consigo deixar a pe?a laranja clara mas n?o amarela. Acho que nunca conseguiria caldear nada, por exemplo. Se mantenho a chama bem azul no interior da forja a pe?a dificilmente fica alaranjada. Deve haver um equil?brio muito sutil entre quantidade de ar e g?s para garantir a queima estequiom?trica sem que o ar do insuflador roube o calor da forja.

Queria saber se essa configura??o de queimador tem alguma falha grave, se sou eu quem n?o consigo regul?-lo ou se estou esperando demais da forja. Eu uso um dimer de ventilador pra controlar a vaz?o do insuflador, o que eu ja constatei que n?o ? uma boa.
Essa forja, como voc?s podem ver na figura tem o queimador tangencial a se??o do volume interno. Isso ? ruim? Alguem ja usou dessa forma e funcionou?
Manta refrat?ria ? melhor que o cimento?


Estou disposto a construir outra forja, mas quero tentar esclarecer todas as duvidas antes de come?ar qualquer coisa.

Agrade?o a aten??o,

Rodrigo
Reply With Quote
  #2  
Old 02-21-2010, 07:12 PM
dz farias's Avatar
dz farias dz farias is offline
Guru
 
Join Date: Feb 2006
Posts: 1,365
Assim fica dificil de dizer se a sua funciona ou nao, vou tentar dizer como fiz a minha.

Usei um peda?o de um extintor de incendio desses de gaz, ele tem as paredes mais grossas, soldei um cano de uns 10 cm de um tubo mais fino ligado a um mais grosso onde esta ligado o gas e o oxigenio. porque dos 2 tipos de cano, se for de um diametro so pode nao ocorrer uma mistura adequada, usando na ponta um de menor diametro essa mistura fica mais homogenea, o quemador useu uma ponteira de um ma?arico acho que do tipo 1 ou 0, abrindo do a valvula para um furo de 1 mm.
E de preferencia a usar a mantar refrataria pois ela aquece mais rapidamente e esfria tambem mais rapidamente.
E as aberturas fa?a elas de p? e nao deitada fica mais facil depois na hora da tempera.
E a forja nao precisa ser tao comprida assim a minha nao tem mais que 20 cm de comprimento.

Acho que ? isso, espere mais um pouco pois os mais experientes poderam te dar dicas mais praticas que as minhas.

Abra?os


__________________
Victor S. Farias

DZ.FARIAS@GMAIL.COM

Visitem meu blog. Abra?os http://dzfarias.blogspot.com/
Reply With Quote
  #3  
Old 02-21-2010, 07:36 PM
Gerson's Avatar
Gerson Gerson is offline
Skilled
 
Join Date: Oct 2006
Location: Campina Grande - PB
Posts: 741
Ol? Rodrigo
Eu fiz a minha tamb?m de extintor. a entrada de ar ? no meio do corpo da forja e n?o tangencial como a sua. A ventoinha ? de ar condicionado de caminhonete. Liguei e deu certo desde a primeira vez. Pelo pouco que sei a temperatura da sua forja parece estar ligada ? chama de gas e n?o ? estrutura. A chama n?o pode ser azul como gas de cozinha. Esta chama azul ? oxidante e n?o vai aquecer como deve. Outra coisa a v?lvula que est? no buj?o tem que ser v?lvula de alta press?o e n?o de buj?o de cozinha. A ventoinha vai mandar oxig?nio pra dentro da c?mara da forja para aumentar a temperatura, por?m a chama deve ser amarela.

Boa sorte
Reply With Quote
  #4  
Old 02-21-2010, 07:41 PM
cabete's Avatar
cabete cabete is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Jul 2002
Location: Ribeir?o Preto - SP - Brasil
Posts: 3,280
Pouco g?s.

Parab?ns pela qualidade de sua constru??o. V?-se de cara que ? muito caprichoso!
Creio que baste fazer um ajuste na saida de g?s. Se est? usando ventoinha pra jogar o ar n?o h? raz?o pra restringir a saida de g?s que tamb?m tem um registro de regulagem do mesmo.
Serre a ponta do caninho retirando a pe?a de 0,35 e pronto, sua forja ser? outra.
Ele deve demorar pra aquecer pois n?o tem a fibra cer?mica mas tamb?m n?o ? tarde pra resolver isto pois tem um burac?o l? ent?o pode colocar manta de fibra cer?mica diminuindo o furo, normalmente usamos um furo de 8 x 8 cm e ? o que basta.
Fa?a estas modifica??es e ficar? com uma excelente forja.


__________________
Marcos Soares Ramos Cabete
kbt@brascopper.com.br
Ribeir?o Preto-SP - Brasil
Reply With Quote
  #5  
Old 02-22-2010, 05:59 AM
LCASERAPIAO's Avatar
LCASERAPIAO LCASERAPIAO is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Mar 2006
Posts: 2,157
Pelo que vi, creio que o ?nico problema da sua forja ? a sa?da de g?s. Tire o gicl?. A vaz?o de g?s vai aumentar e sua forja vai aquecer muito mais. Se quiser que aque?a mais r?pido ponha uma camada de manta refrat?ria. Espa?o interno vc tem. Parab?ns pela forja a minha em compara??o parece uma sucata.

Um abra?o e mostre suas facas!


__________________
"Jurei, perante o altar de Deus, hostilidade eterna a toda forma de tirania sobre o esp?rito do homem."

SERAPIAO FACAS ARTESANAIS
Garanhuns-PE
lcaserapiao@gmail.com msn: lcaserapiao@gmail.com
VEJA O BLOG http://www.serapiaofacas.blogspot.com/
Reply With Quote
  #6  
Old 02-22-2010, 08:43 AM
Andrey's Avatar
Andrey Andrey is offline
Skilled
 
Join Date: Jun 2008
Location: S?o Jos? dos Campos - SP - BRASIL
Posts: 373
Ol? Rodrigo!

Acabei de concluir e testar minha forja a g?s e gostei do resultado, ent?o estou colocando aqui alguns detalhes e fotos esperando poder ajudar em algo. Repare que ela se enquadra bem nas dicas que voc? recebeu aqui.
Constru? baseado em posts antigos e tbm no tutorial que est? no site do Villar: http://www.rvilarknives.com.br/rvilar/


O t?nel interno possui 44cm de comprimento e 8 cm de di?metro, tem dupla camada de manta cer?mica densidade 96 de 1".
Fiz os queimadores com canos de 1" e orif?cio de sa?da do g?s com 1mm.
A ventoinha ? de um Sugar antigo, consome apenas 50w e deu conta dos dois queimadores mas ainda pretendo conseguir uma um pouco mais forte.

Ainda n?o tive tempo de forjar nada mas ontem fiz um teste de aquecimento e me pareceu estar funcionando bem, aqueci um peda?o de mola de fusca usando 1 queimador e me pareceu que o calor na forja est? bem distribu?do, depois acendi os 2 queimadores e aqueci uma barra redonda de 1020 com 20mm de espessura at? o amarelo em bem pouco tempo e me surpreendi em ver como basta abrir bem pouco o registro de g?s.



O suporte de tenazes ainda n?o est? fixo pois pretendo decidir a dist?ncia a fazer os furos apenas depois de testar na pr?tica.




Nesta ?ltima foto tentei mostrar a sa?da dos queimadores.


As dicas dos amigos acima certamente j? mataram a quest?o!

Abra?o e boa sorte!
Reply With Quote
  #7  
Old 02-22-2010, 10:04 AM
cassio cassio is offline
Guru
 
Join Date: Jan 2003
Location: south of brazil
Posts: 1,004
Send a message via MSN to cassio
Acho que vc tem que aumentar o furo de 0,35 mm para 1mm, ou 1, 5 mm...vai dar tudo certo, a forja esta muito bacana!
cassio
Reply With Quote
  #8  
Old 02-22-2010, 03:26 PM
Rodrigo Lavieri Rodrigo Lavieri is offline
Member
 
Join Date: Nov 2006
Location: Itu, São Paulo, Brazil
Posts: 20
Muito obrigado pelas resposta pessoal!

Acho que o consenso foi usar um orif?cio maior para o g?s. Felizmente o gicl? que eu usei foi rosqueado ent?o ? s? trocar. Vou ver se fabrico uns outros bicos.

Outra coisa ? o revestimento. Eu ainda tenho o cimento que usei pra fazer a forja, ser? que da pra engrossar as paredes internas? Se n?o vou atr?s de manta refrat?ria mesmo.

Andrey, muito legal colocar fotos da sua forja aqui tamb?m, inclusive com detalhes de fabrica??o. Excelente trabalho! A sua forja tem uma camada de isolamento visivelmente mais espessa que a minha. Quando voc? tiver mais testes, comente os resultados.

Tem mais essas duas fotos do processo de fabrica??o com o cimento.



Essa primeira foi uma grade de galinehiro que eu coloquei no meio da argamassa porque achei que fosse rachar, mas acho que ? exagero.



Essa outra ? do tubo que eu usei como molde pro interior. Nas tampas tem uns cubos de madeira envoltos e filme de pvc pra formar os buracos.

Abra?o a todos!

Rodrigo
Reply With Quote
  #9  
Old 02-22-2010, 10:23 PM
LCASERAPIAO's Avatar
LCASERAPIAO LCASERAPIAO is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Mar 2006
Posts: 2,157
Vixe... Depois de ver este post fiquei com vontade de jogar minha forja fora!!!

Belas Forjas Rapazes!!! Est?o de parab?ns!!!

Na minha forja n?o uso gicl?. A regulagem ? na v?lvula.... Tente fazer um furo maior. Se n?o aquecer... Tire o dito cujo.... E mande brasa!

Um abra?o.


__________________
"Jurei, perante o altar de Deus, hostilidade eterna a toda forma de tirania sobre o esp?rito do homem."

SERAPIAO FACAS ARTESANAIS
Garanhuns-PE
lcaserapiao@gmail.com msn: lcaserapiao@gmail.com
VEJA O BLOG http://www.serapiaofacas.blogspot.com/
Reply With Quote
  #10  
Old 02-26-2010, 01:59 PM
Rodrigo Lavieri Rodrigo Lavieri is offline
Member
 
Join Date: Nov 2006
Location: Itu, São Paulo, Brazil
Posts: 20
Hoje a tarde implementei as sugest?es. Na verdade aumentei o furo do g?s (passou pra 2mm). Al?m disso diminui o comprimento daquele pequeno tubo na saida de g?s que serve pra evitar que a chama apague (da pra ver numa figura em corte que esta no post original).
O fato ? que melhorou muito! N?o sei ainda se consigo caldear algo (nunca tentei nem tive a oportunidade de ver algu?m fazendo), mas o tempo de aquecimento diminuiu e a cor da pe?a ficou muito mais amarelada.
Essa ? uma foto dela funcionando.



A foto aumenta um pouco o brilho, mas da pra ter uma id?ia.

A forja ta deitada pq eu coloquei ela numa posi??o que a chama incida diretamente sobre a pe?a. Eventualmente depois eu a volto pra posi??o normal em que a chama fica tangencial.

Abra?o

Rodrigo
Reply With Quote
  #11  
Old 02-26-2010, 02:11 PM
LCASERAPIAO's Avatar
LCASERAPIAO LCASERAPIAO is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Mar 2006
Posts: 2,157
Boa Rogrigo!!!

Na minha nem uso gicl?!!! Mas v? dimensionando a?... pois a experi?ncia ? base pra conhecimento.

Um abra?o.


__________________
"Jurei, perante o altar de Deus, hostilidade eterna a toda forma de tirania sobre o esp?rito do homem."

SERAPIAO FACAS ARTESANAIS
Garanhuns-PE
lcaserapiao@gmail.com msn: lcaserapiao@gmail.com
VEJA O BLOG http://www.serapiaofacas.blogspot.com/
Reply With Quote
  #12  
Old 02-27-2010, 06:24 AM
cabete's Avatar
cabete cabete is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Jul 2002
Location: Ribeir?o Preto - SP - Brasil
Posts: 3,280
Gigl? e quebra vento

O gigl? realmente ? desnecess?rio. Ele s? ? necess?rio nos ma?aricos tipo venturi, sem ventoinha mas pra caldear h? necessidade de colocar mais de um destes ma?aricos e neste caso o furo ? por volta de 0,8 mm.
O quebra vento sobre o gigl? tamb?m n?o ? necess?rio, nunca v? em outras forjas e nem por isto apagam talvez o apagar era justamente por ter uma mistura muito pobre em g?s.


__________________
Marcos Soares Ramos Cabete
kbt@brascopper.com.br
Ribeir?o Preto-SP - Brasil
Reply With Quote
  #13  
Old 02-27-2010, 09:20 AM
Ferrari Ferrari is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Jul 2002
Location: Pirassununga - SP / Brazil
Posts: 2,656
O glicl? ? necess?rio sim!

Sem ele meu fusca n?o andava...
Reply With Quote
Reply

Tags
knife


Currently Active Users Viewing This Thread: 1 (0 members and 1 guests)
 
Thread Tools
Display Modes

Posting Rules
You may not post new threads
You may not post replies
You may not post attachments
You may not edit your posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is On

Forum Jump

Similar Threads
Thread Thread Starter Forum Replies Last Post
Forja Dweaver SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) 13 03-10-2009 09:49 PM
Forja hamiltonhermes SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) 1 06-23-2005 11:06 AM
Forja carv?o vs Forja G kandrus SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) 3 06-21-2005 05:45 AM
forja emilcio SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) 14 05-16-2005 06:35 AM


All times are GMT -5. The time now is 03:06 AM.




KNIFENETWORK.COM
Copyright © 2000
? CKK Industries, Inc. ? All Rights Reserved
Powered by ...

Powered by vBulletin® Version 3.8.4
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
The Knife Network : All Rights Reserved