MEMBER ITEMS FOR SALE
Custom Knives | Other Knives | General Items
-------------------------------------------
New Posts | New PhotosAll Photos



Go Back   The Knife Network Forums : Knife Making Discussions > Knife Organizations and Club Boards > SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros)

SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) Everything about Brazilian custom knives and knifemakers - this is the official forum for the "Sociedade Brasileira de Cuteleiros". "O forum oficial da Sociedade Brasileira De Cuteleiros - tudo sobre o mundo da Cutelaria Artesanal no Brasil!"

Reply
 
Thread Tools Display Modes
  #1  
Old 09-04-2012, 08:56 PM
Hermano Hermano is offline
Registered
 
Join Date: Sep 2012
Location: Rio de Janeiro
Posts: 2
Lightbulb Primeiro dia com a ferraria improvisada

Boa noite rapaziada, sou iniciante na nobre arte de espancar ferro incandescente e queria compartilhar com vcs meu primeiro dia de tentativas acertos e erros moldando uma barra de ferro de obra 9,5mm, todo meus materiais arrumei em uma constru??o perto da minha casa, estou cheio dessas barras de ferro e vergalh?es

conto com a ajuda dos senhores para que eu continue melhorando!! gostei muito do trabalho de alguns companheiros pelo que pude ver! um dia quem sabe, eu chego l?
pra isso quero come?ar bem, id?ias nao faltam, e ? o mais importante! por enquanto tudo est? improvisado!

A oficina ? o terra?o, a bigorna ? boa mas de tamanho reduzido, martelo tranquilo, uma mini churrasqueira de alum?nio fazendo o papel da forja! Tirei umas fotos e queria que vcs dessem uns bizus! a? vai!





essa "forja" acendi com carv?o mineral comum e ?lcool, piquei o carv?o em cubos, mas nao muito pequenos, me recomendam picar mais o carvao?



No churrasco de ferro eu consegui um vermelho nao muito forte depois de 15 minutos abanando ferozmente o carv?o, que ficou bem vivo. ainda nao alcancei o "incandescente" mesmo, que ? o mais tranquilo de forjar.






A experiencia consistiu em deixar umas das pontas da barra em formato de retangulo, brincando eu comecei a sentir como o ferro se comporta coma martelada, e percebi que criei marcas quando bati errado

DUVIDAS:
- Planejo fazer uma forja de cimento em forma de V com furos no fundo para ventila??o, planejo usar um secador de cabelos sem resistencia e tubula??o. Recomendam?
- Carv?o mineral, melhor? Carv?o vegetal t? valendo?
- Forja a g?s, como funciona?
- existe alguma forma de diferenciar rapidamente o ferro do a?o??

forte abra?o!
Reply With Quote
  #2  
Old 09-05-2012, 03:41 PM
Silvana's Avatar
Silvana Silvana is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Sep 2002
Location: S?o Paulo
Posts: 2,107
Ol? Hermano,

Seja muito bem vindo a este f?rum e aproveite todo o conte?do nele existente.

Dei uma olhada nas suas fotos e tamb?m li suas perguntas e posso assegurar a voc? que as d?vidas de quem est? iniciando s?o sempre muito parecidas. Aqui voc? encontrar? todas as respostas, por?m ? preciso estar disposto a estudar.

Alguns amigos j? faciitaram o trabalho colocando um ?ndice de postagens e h? ainda a possibilidade de voc? fazer busca por assunto, ent?o divirta-se.

Aproveito para convid?-lo para a Conversa Afiada, encontro mensal que acontece em S?o Paulo no Clube Calibre, todo ?ltimo s?bado do m?s. L? voc? conhece muita gente que curte cutelaria e que ter? muito prazer em compartilhar conhecimentos com voc?, al?m de poder ver ao vivo e a cores facas de renomdos cuteleiros e tamb?m de muitos iniciantes na arte. Mensalmente eu venho ao f?rum postar o lembrete sobre o nosso encontro.

Espero v?-lo muitas vezes aqui compartilhando sua evolu??o conosco, combinado?

Sucesso e as minhas sauda??es afiadas!!!


__________________
Reply With Quote
  #3  
Old 09-05-2012, 09:42 PM
Hermano Hermano is offline
Registered
 
Join Date: Sep 2012
Location: Rio de Janeiro
Posts: 2
Muito grato pelo suporte, Silvana! embora esteja no Rio, passando por SP um dia eu vou no encontro!

Hoje terminei minha forja utilizando roda de carro montado em cima de um banquinho de ferro. desta vez posso fazer um estrago maior, coloquei um belo encanamento para ventila??o da fornalha embaixo, amanh? ser? o test drive e colocarei um secador de cabelos adaptado para me dar o ar!

as apostas s?o boas, carv?o vegetal e uma boa alimenta??o de ar potente!

tor?am por mim, amanha postarei fotos!
Reply With Quote
  #4  
Old 12-08-2012, 04:03 AM
kewyn kewyn is offline
Steel Addict
 
Join Date: Feb 2010
Location: Itápolis - Sp
Posts: 123
Embora eu n?o seja a pessoa mais adequada para satisfazer suas d?vidas, posso tentar lhe ajudar com o conhecimento que me foi confiado e adquirido prontamente de forma autodidata. Pois bem Hemano, quanto ao secador de cabelo, se o ru?do n?o te incomoda o consumo de energia SEM A RESIST?NCIA ? quase desprez?vel. Dica: Use um mangote do sistema de refrigera??o dos autom?veis para adaptar o secador ? forja e adapte tamb?m uma regulagem de admiss?o de ar.
Segundo, do combust?vel: de origem mineral, vegetal, o sof? velho do vizinho ou at? mesmo a sogra, o importante ? que queime bem! As principais diferen?as s?o a quantidade de cinza residual e o valor agregado, ou seja, o mineral custa um pouco mais caro, por?m rende mais, enquanto o vegetal funciona da mesma forma, por?m quase que derrete na forja, por isso, opte pelo refugo das carvoarias, o carv?o denso, vulgarmente conhecido por coquilha. Seja l? o que for fazer, haver? sempre o lado financeiro e pr?tico, por isso eu pessoalmente prefiro a forja a g?s, por ser pr?tica, r?pida, econ?mica, sem sujeira entre outros fatores. A forja a g?s, basicamente consiste em um "ma?arico" acoplado em uma c?mara refrat?ria inerte pelos gases da combust?o.
Diferenciar ferro de a?o n?o ? l? uma tarefa muito dif?cil, mas para a nossa infelicidade n?o existe uma t?cnica ou maneira precisa de medir isso. Entre as diferentes ligas, somente testes laboratoriais sofisticados. Caso voc? trabalhe com sucata automotiva, uma simples pesquisa aqui pelo f?rum ou pela internet pode lhe resultar na descri??o do a?o mais comumente utilizado para tal fim. Uma maneira f?cil de diferenciar ferro de a?o consiste basicamente de faz?-lo ressoar por meio de um impacto, ou seja, simplesmente deixe-o cair no ch?o de cimento, se ele "cantar" e quanto mais alto "cantar", maior a quantidade de carbono no a?o. Para inoxid?veis, que s?o dif?ceis de reagir, bastaria utilizar algum ?cido.
Por fim, existem ?N? maneiras "alternativas" de estimar a qualidade de um material. Outro exemplo consiste na quantidade e na colora??o das fagulhas liberadas pelo desbaste da pe?a em quest?o. Pode-se citar tamb?m a temperatura n?o magn?tica, na colora??o... Tudo teoria que conv?m ser aplicada, por?m que exige um n?vel de excel?ncia t?cnica que eu n?o possuo, diga-se de passagem. Tente voc? em casa, v? se acostumando com as nuances e performances dos materias que utiliza. Um abra?o. Perdoe meus erros ortogr?ficos.
Por favor, caso eu tenha dito algo errado, que me corrijam ou completem com a informa??o correta. Somente por esse meio de cr?tica construtiva ? que podemos crescer.
Reply With Quote
  #5  
Old 12-26-2012, 11:13 AM
cabete's Avatar
cabete cabete is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Jul 2002
Location: Ribeir?o Preto - SP - Brasil
Posts: 3,280
Estudar ...

Como a Silvana disse h? muiiiiiitaaaa informa??o nos posts antigos que est?o armazenados desde 1992 ou coisa parecida.
Seu conceito de forja n?o serve para a cutelaria. Se em carv?o usamos uma forja de mesa plana e o ar sai por pequena abertura central ? mesa para um aquecimento localizado conforme encontrar? planos de constru??o pelos arquivos citados.
Ferro de constru??o n?o serve para faca, ? perda de tempo.
Roda de caminh?o ou campana podem ser bons para churrasquear mas n?o para forjar.
D? uma boa estudada no assunto antes de tentar fazer ou ir? desperdi?ar tempo e recursos.


__________________
Marcos Soares Ramos Cabete
kbt@brascopper.com.br
Ribeir?o Preto-SP - Brasil
Reply With Quote
  #6  
Old 12-26-2012, 11:16 AM
cabete's Avatar
cabete cabete is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Jul 2002
Location: Ribeir?o Preto - SP - Brasil
Posts: 3,280
Vai descendo...

Veja a? embaixo em "Hist?rico deste forum"


__________________
Marcos Soares Ramos Cabete
kbt@brascopper.com.br
Ribeir?o Preto-SP - Brasil
Reply With Quote
Reply

Tags
a g?s, a?o, bigorna, cutelaria, desbaste, encontro, faca, forja, knife making, knife tutorial, material, sbc


Currently Active Users Viewing This Thread: 1 (0 members and 1 guests)
 
Thread Tools
Display Modes

Posting Rules
You may not post new threads
You may not post replies
You may not post attachments
You may not edit your posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is On

Forum Jump

Similar Threads
Thread Thread Starter Forum Replies Last Post
Meu primeiro tomahawk Rafael_Bessa SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) 8 09-14-2011 06:10 PM
Primeiro martelo lfdiniz86 SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) 10 08-22-2011 01:17 PM
Primeiro Da Classe ROGER GLASSER SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) 16 08-21-2009 06:42 AM
Meu Primeiro Damasco LCASERAPIAO SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) 13 05-13-2009 09:33 AM
Afia??o Improvisada. cabete SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) 4 01-26-2006 12:22 PM


All times are GMT -5. The time now is 04:15 AM.




KNIFENETWORK.COM
Copyright © 2000
? CKK Industries, Inc. ? All Rights Reserved
Powered by ...

Powered by vBulletin® Version 3.8.4
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
The Knife Network : All Rights Reserved