MEMBER ITEMS FOR SALE
Custom Knives | Other Knives | General Items
-------------------------------------------
New Posts | New PhotosAll Photos



Go Back   The Knife Network Forums : Knife Making Discussions > Knife Organizations and Club Boards > SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros)

SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) Everything about Brazilian custom knives and knifemakers - this is the official forum for the "Sociedade Brasileira de Cuteleiros". "O forum oficial da Sociedade Brasileira De Cuteleiros - tudo sobre o mundo da Cutelaria Artesanal no Brasil!"

Reply
 
Thread Tools Display Modes
  #1  
Old 01-22-2012, 09:12 AM
lfdiniz86 lfdiniz86 is offline
Member
 
Join Date: Sep 2007
Posts: 16
Nova Forja com indicador de temperatura

Minha mais nova forja com termopar e indicador de temperatura, funcionando em torno de 5 psi com queimador atmosf?rico.







Espero que gostem!


__________________
http://aldien.webs.com
Reply With Quote
  #2  
Old 01-22-2012, 02:28 PM
cabete's Avatar
cabete cabete is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Jul 2002
Location: Ribeir?o Preto - SP - Brasil
Posts: 3,280
Interessante ... mas necess?rio?

? bonito e interessante mas n?o vejo muita utilidade n?le neste tipo de forja. Neste caso serviu para diagnosticar que a temperatura est? muito baixa, provavelmente pelo tipo de ma?arico utilizado. Colocando um com ventoinha dever? chegar facil aos 1.500 graus pois a forja ? bem construida e tem uma bela camada de fibra cer?mica.


__________________
Marcos Soares Ramos Cabete
kbt@brascopper.com.br
Ribeir?o Preto-SP - Brasil
Reply With Quote
  #3  
Old 01-22-2012, 05:37 PM
leofonte leofonte is offline
Skilled
 
Join Date: Jan 2006
Location: Campinas - S?o Paulo - Brasil
Posts: 315
Linda forja. Parab?ns!

Voc? mesmo contruiu?

? p?ss?vel mater a forja estabilizada a uma dada temperatura? Imagino que deva haver alguma varia??o em fun??o da press?o do g?s, que vai reduzindo a medida ele ? queimado.

Se n?o houver muita varia??o, talvez o termopar seja uma ferramenta eficiente para fixar uma temperatura no momento da tempera. Embora ele n?o indique a temperatura final da a?o, talvez tenha alguma utilidade.

De qualquer forma, gostei do equipamento. Seria ainda melhor se tivesse uma boa ventoinha.

Cordiais Sauda??es

Leo
Reply With Quote
  #4  
Old 01-23-2012, 04:29 AM
lfdiniz86 lfdiniz86 is offline
Member
 
Join Date: Sep 2007
Posts: 16
Voc? tem raz?o, ela n?o tem muito utilidade, ainda estou testando a uniformidade e estabilidade da temperatura, mas infelizmente meu botij?o chegou ao fim e por isso que n?o cheguei a temperaturas mais altas. Assim que trocar o botij?o vou testar e fazer um retorno, quem sabe sai alguma coisa interessante!
A ventoinha seria mas eficiente mas meu queimador ta funcionando bem, n?o tenho muito que reclamar.
Tenho um queimador for?ado mas deu pau no soprador e at? agora n?o consertei heheh! A maldita pregui?a!


__________________
http://aldien.webs.com
Reply With Quote
  #5  
Old 01-23-2012, 04:50 AM
emilcio's Avatar
emilcio emilcio is offline
Master
 
Join Date: Sep 2004
Posts: 891
Legal o projeto, mas tamb?m n?o vejo muita utilidade, no caso a? o controlador ? usado somente como indicador de temperatura, mas muito bacana a forja.
L?o, o que vc. diz ? o uso de uma malha fechada de realimenta??o com uma v?lvula dosadora que depender? do insumo de calor para fechar ou abrir, se vc. estiver com tempo, de uma estudada nisso, (j? aviso que ? a mat?ria que mais reprova nos cursos de engenharia):
http://www.dee.feis.unesp.br/projeto...Linear%20I.pdf
k?k?k?k?k?k


__________________
Visitem meu Blog:

www.emilcio.wordpress.com
Reply With Quote
  #6  
Old 01-23-2012, 10:07 AM
Ferrari Ferrari is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Jul 2002
Location: Pirassununga - SP / Brazil
Posts: 2,656
A forja ? muito bonita.

Por?m, fa?o coro com o pessoal: ? necess?rio?

Mesmo uma forja muito bem feita, essa medi??o n?o ser? 100% pois tem ?reas na dentro da forja que a temperatura pode variar muito. Em todas as forjas a g?s que usei, sempre tem aquele "ponto G" onde ela esquenta muito. Quem faz damasco sabe muito bem o que estou falando.

Agora se for pra temperar, a? sim que a coisa piora, ainda mais se for uma l?mina longa, pois enquanto uma parte dela est? na ?rea quente, outra parte est? perdendo temperatura rapidamente. Na minha opini?o, nessa hora o termopar mais atrapalha que ajuda.

Acho que o forjamento ? meio instintivo, e pra mim nada melhor que a pr?tica e muitas horas na boca da forja pra pegar o jeito da coisa.

Tamb?m concordo que a inje??o de ar atrav?s de uma ventoinha melhora muito o desempenho.

Mas nem tudo ? m? not?cia. A boa ? que inventaram uma ferramenta ?tima para se trabalhar na forja, e requer o m?nimo de manuten??o e cuidado e at? o momento n?o me deixou na m?o:



Abra?os!
Reply With Quote
  #7  
Old 01-23-2012, 11:28 AM
emilcio's Avatar
emilcio emilcio is offline
Master
 
Join Date: Sep 2004
Posts: 891
Tem um detalhe, se a temperatura passar de 1250, ser? necess?rio o uso de termoelemento do tipo S Platina-platina 13% Rodhio, que custa 1000 reais o metro, sem contar o tubo cer?mico capilar para montagem. Pelo visto o amigo apenas quis conferir a temperatura, e uso o termopar tipo K Kromel-Alumel, (esse mais em conta 150 paus mais ou menos).
Ferrari, j? colocou mais manta na sua forja? K?k?k?k
Tem tamb?m esse medidor, mas operacional, em forja, pois vc. mira o laser onde quer verificar a temperatura.
http://www.romiotto.com.br/pirometro...atil-lufft.htm


__________________
Visitem meu Blog:

www.emilcio.wordpress.com
Reply With Quote
  #8  
Old 01-23-2012, 06:14 PM
lfdiniz86 lfdiniz86 is offline
Member
 
Join Date: Sep 2007
Posts: 16
Ferrari concordo planamente com voc?! Foi mais um experimento mesmo, quero ver a capacidade do queimador e de aquecimento da forja.
Emilcio, ? bem por ai! Esse ? um termopar tipo K, Chromel e Alumel acredito. Tem temperatura abrangente de 0?C ? 1400?C e o controlador 1375?C. Custa em torno de R$ 70,00 (500 mm). Existem tambem os pirometros ?ticos mas n?o tenho ideia de pre?o.


__________________
http://aldien.webs.com
Reply With Quote
  #9  
Old 01-25-2012, 10:10 AM
emilcio's Avatar
emilcio emilcio is offline
Master
 
Join Date: Sep 2004
Posts: 891
Diniz, um pequeno esclarecimento: O termopar tipo K, mede at? 1200 graus somente.
....Tipo K (Cromel / Alumel)

O termopar tipo K ? um termopar de uso gen?rico. Tem um baixo custo e, devido ? sua popularidade est?o dispon?veis variadas sondas. Cobrem temperaturas entre os -200 e os 1200 ?C, tendo uma sensibilidade de aproximadamente 41?V/?C.
Termoelemento positivo (KP): Ni90%Cr10% (Cromel)
Termoelemento negativo (KN): Ni95%Mn2%Si1%Al2% (Alumel)
Faixa de utiliza??o: -270 ?C a 1200 ?C
f.e.m. produzida: -6,458 mV a 48,838 mV...

O tipo S , (platina), ? mais abrangente.

....Tipo S (Platina / R?dio-Platina)

Adequado para medi??o de temperaturas at? aos 1600 ?C. Reduzida sensibilidade (10 ?V/?C), elevada estabilidade e custo elevado.
Termoelemento positivo (SP): Pt90%Rh10% (R?dio-Platina)
Termoelemento negativo (SN): Pt100%
Faixa de utiliza??o: -50 ?C a 1768 ?C
f.e.m. produzida: -0,236 mV a 18,693 mV

Um controlador n?o pode custar s? isso que vc. falou, construo fornos, e se vc. me disser onde comprou eu poderei barater meus produtos, atualmente pago 250 reais por um. Meu controlador do tipo K microprocessado, marca Autonic, creio que o da Novus ? mais caro ainda.
Meu telefone ? 19-82445974 e estou em Campinas como vc.
Mais uma vez parab?ns pelo esmero na constru??o da forja, adicione uma ventoinha e a? n?o vai ter pra ningu?m.
abra?os.


__________________
Visitem meu Blog:

www.emilcio.wordpress.com
Reply With Quote
  #10  
Old 01-26-2012, 07:17 AM
cassio cassio is offline
Guru
 
Join Date: Jan 2003
Location: south of brazil
Posts: 1,004
Send a message via MSN to cassio
Muito bonita forja, muito instrutiva, etc...
O meu problema seria destru?-la com o uso..pois a forja ? um equipamento que sofre bastante com o uso....
att
cassio


__________________
Cassio Selaimen
Porto Alegre - RS - Brazil
www.doncassioselaimen.com.br
Reply With Quote
  #11  
Old 01-26-2012, 09:14 AM
lfdiniz86 lfdiniz86 is offline
Member
 
Join Date: Sep 2007
Posts: 16
Exatamente Emilcio, me enganei. Temperatura at? 1260?C, eu tinha uma tabela de leituras do tipo K e lembrava que ia at? 1370?C, mas seu uso deve ser restringido a 1260 ~1200 ?C. O indicador/ controlador navus 1040, comprei por aproximadamente R$ 100,00 na CASA FERREIRA, na Flor?ncio de Abreu e o termopar covencional tipo K na verdade ? 320 mm - R$ 72,00.
Agrade?o o seu coment?rio e o de todos!
Qualquer coisa pode me ligar! (11) 9154-3344. N?o compro em Campinas porque sai mais caro realmente.
Verdade Cassio, forja sofre um bocado. Estou com uma forja parecida com essa vai fazer 3 anos. Mas ainda n?o tive problemas, unica coisa ? a pintura que come?a a descascar ao redor do bocal e a manta, que se n?o tomar cuidado com as barras aquecidas come?am a se soltar. Se alguem conhecer alguma tinta decente para indicar ficarei agradecido!


__________________
http://aldien.webs.com
Reply With Quote
  #12  
Old 01-26-2012, 10:39 AM
Ferrari Ferrari is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Jul 2002
Location: Pirassununga - SP / Brazil
Posts: 2,656
Quote:
Originally Posted by cassio View Post
Muito bonita forja, muito instrutiva, etc...
O meu problema seria destru?-la com o uso..pois a forja ? um equipamento que sofre bastante com o uso....
att
cassio

T? vendo Emilcio!!!!
Reply With Quote
  #13  
Old 02-02-2012, 09:20 AM
cabete's Avatar
cabete cabete is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Jul 2002
Location: Ribeir?o Preto - SP - Brasil
Posts: 3,280
Fibra cer?mica com cromo

J? v? anos atr?s uma placa de fibra cer?mica que possui uma cobertura verde que ? de ?xido de cromo que todos conhecemos como ? duro. Esta camada verde tem justamente a fun??o de proteger a fibra cer?mica da eros?o causada pela chama e de outros atritos.
Se algu?m encontrar avise-me onde tem.


__________________
Marcos Soares Ramos Cabete
kbt@brascopper.com.br
Ribeir?o Preto-SP - Brasil
Reply With Quote
Reply

Tags
a?o, aldien, auto, forja, forja a gas


Currently Active Users Viewing This Thread: 1 (0 members and 1 guests)
 
Thread Tools
Display Modes

Posting Rules
You may not post new threads
You may not post replies
You may not post attachments
You may not edit your posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is On

Forum Jump

Similar Threads
Thread Thread Starter Forum Replies Last Post
Minha nova forja apcarvalho SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) 5 03-10-2013 10:10 PM
Nova Demonstra??o De Forja Em Ribeir?o Preto. cabete SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) 21 11-01-2009 05:02 PM
Nova casa e nova data do S?o Paulo Knife Show! Ivan Campos SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) 17 11-15-2005 02:07 PM
Nova forja paulorocha SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) 16 08-29-2005 09:22 AM


All times are GMT -5. The time now is 01:44 PM.




KNIFENETWORK.COM
Copyright © 2000
? CKK Industries, Inc. ? All Rights Reserved
Powered by ...

Powered by vBulletin® Version 3.8.4
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
The Knife Network : All Rights Reserved