MEMBER ITEMS FOR SALE
Custom Knives | Other Knives | General Items
-------------------------------------------
New Posts | New PhotosAll Photos



Go Back   The Knife Network Forums : Knife Making Discussions > Knife Organizations and Club Boards > SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros)

SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) Everything about Brazilian custom knives and knifemakers - this is the official forum for the "Sociedade Brasileira de Cuteleiros". "O forum oficial da Sociedade Brasileira De Cuteleiros - tudo sobre o mundo da Cutelaria Artesanal no Brasil!"

Reply
 
Thread Tools Display Modes
  #1  
Old 08-21-2005, 08:33 PM
ldgvoyage's Avatar
ldgvoyage ldgvoyage is offline
Enthusiast
 
Join Date: Aug 2005
Posts: 45
Corros?o de metais

Galera achei isso interessante e resolvi postar, talvez possa ajudar alguem:

CORROS?O QU?MICA DE METAIS
A obten??o de imagens em relevo sobre metais ? poss?vel atrav?s da corros?o ou eletro corros?o qu?mica.
Metais como alum?nio, lat?o, cobre, a?o inoxid?vel, etc. podem ser trabalhados atrav?s destes processos, obtendo-se desde um simples relevo, at? a corros?o total da imagem.

O processo consiste em reservar (proteger) parte da superf?cie com uma tinta ou resina, aplicadas normalmente por serigrafia (silk-screen), pincel, revolver de pintura, e posteriormente submeter a pe?a a corros?o ou eletro-corros?o. A imagem poder? ainda ser obtida fotograficamente atrav?s de produtos e tintas pr?prios ao processo.

A tinta ou resina deve necessariamente ser resistente a a??o dos ?cidos e serem facilmente retiradas (estripadas) da superf?cie, ap?s a corros?o.

Embora o processo seja diferente dependendo do tipo de metal, tinta ou m?todo transfer?ncia de imagem adotado, pode-se adotar um procedimento b?sico a todos eles.

Apresentamos um resumo dos processos mais utilizados.

TRANSFER?NCIA DE IMAGEM

SERIGRAFIA (silk-screen)
A imagem ? transferida para o metal atrav?s de um tela serigr?fica.
A tinta de reserva GR 19 ? a mais indicada para uso em lat?o, cobre, a?o inoxid?vel e alum?nio anodizado. Ap?s a aplica??o a tinta deve ser seca em estufa, para maior ader?ncia ? superf?cie do metal.

FOTO-IMAGEM
A imagem ? obtida por transfer?ncia fotogr?fica. Aplica-se ? superf?cie do metal a ser tratado uma pel?cula de tinta ou resina foto-sens?vel. Esta tinta tem a propriedade de mudar a sua constitui??o qu?mica ap?s ser submetida a a??o de raios ultra violeta, tornando-se insol?vel em meios ?cidos. A revela??o da imagem ? feita atrav?s de uma solu??o alcalina. O processo desde a aplica??o da tinta at? a revela??o da imagem, deve ser executado em sala com ilumina??o de seguran?a ( amarela ou vermelha). A tinta CP 30 ? uma tinta foto-sens?vel indicada para uso em a?o inoxid?vel, cobre, lat?o e at? alum?nio.

CORROS?O

Alum?nio anodizado ap?s transfer?ncia de imagem:

1. Banha-se em uma solu??o de soda caustica ( 50 g/l ) por aproximadamente 3 minutos
2. Lavar em ?gua corrente
3. Corroe-se em uma solu??o de ?cido muri?tico ( 80 g/l ) at? a profundidade desejada.
4. Lavar em ?gua corrente
5. Secar em estufa
6. Aplicar tinta Sint?tica ou Duco na superf?cie corro?da. Secar
7. Aplicar um solvente pesado ( ?gua Raz ) na superf?cie e posteriormente raspar a tinta reserva com uma esp?tula de acr?lico.

A tinta utilizada como reserva deve ser a GR 19.

A?o inoxid?vel, lat?o ou cobre

1. Corroer em solu??o de Cloreto F?rrico ( percloreto de ferro ) a 100 g/l at? a obten??o da camada desejada.
2. Lavar em ?gua corrente. Secar
3. Aplicar tinta Sint?tica ou Duco na superf?cie. Secar.
4. Aplicar solvente pesado na superf?cie e posteriormente raspar a tinta reserva com uma esp?tula de acr?lico.

Utilizar tinta reserva GR 19 . A tinta foto-sens?vel CP 30 tamb?m pode ser utilizada com pequenas mudan?as no procedimento.


ELETRO-CORROS?O

Para uso principalmente em a?o inoxid?vel. Acelera a corros?o, devido ao uso de corrente el?trica proveniente de um retificador.
A pe?a ? presa atrav?s de ganchos apropriados ao terminal positivo do retificador e mergulhado em um tanque com uma solu??o de ?cido Sulf?rico. O tanque ? semelhante aos utilizados na anodiza??o do alum?nio.


__________________
LUCIANO DUARTE GUIMARAES
CEILANDIA - DISTRITO FEDERAL

Lucianodguimaraes@gmail.com
Reply With Quote
  #2  
Old 08-22-2005, 02:18 PM
Rafael.XtZ's Avatar
Rafael.XtZ Rafael.XtZ is offline
Skilled
 
Join Date: Jul 2004
Location: Florianopolis - SC
Posts: 606
Send a message via ICQ to Rafael.XtZ
ta ai...
ja sei como fazer o stencil para o eletrogravador.
s? corroer o a?o inox com acido (e muita paciencia...) trabalhando ele com imagem espelhada.
nunca me toquei de fazer o stencil corroendo com acido, s? com prensa.


__________________
Rafael Sch?tz
Palho?a - Praia de Fora
SC - Brasil
rafael.xtz@brturbo.com
www.duckxtz.cjb.net
Reply With Quote
  #3  
Old 08-22-2005, 06:59 PM
augusto augusto is offline
Enthusiast
 
Join Date: Sep 2004
Posts: 49
Algu?m sabe se este efeito sobre o lat?o resulta em um lat?o com a cor preta ? Sei que existem varias pe?as (como ma?anetas e etc) feitas com lat?o oxidado com algumas partes negras. Acho que fica um belo resultado na confec??o de algumas partes de uma faca, como guarda e pomo (acho que ? isso).
Reply With Quote
  #4  
Old 08-23-2005, 06:03 AM
VictorCoelho's Avatar
VictorCoelho VictorCoelho is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Apr 2005
Location: Teresopolis/RJ - BRAZIL
Posts: 2,301
Quote:
Originally Posted by Rafael.XtZ
ta ai...
ja sei como fazer o stencil para o eletrogravador.
s? corroer o a?o inox com acido (e muita paciencia...) trabalhando ele com imagem espelhada.
nunca me toquei de fazer o stencil corroendo com acido, s? com prensa.
Ol? Rafael!
...o estencil tem q ser feito de um material isolante, n?o pode ser de a?o inos ou qlqr outro material condutivo para poder servir de mascaramento no processo de eletro-grava??o.
Abra?o
Victor Coelho
Reply With Quote
  #5  
Old 08-25-2005, 01:53 PM
cabete's Avatar
cabete cabete is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Jul 2002
Location: Ribeir?o Preto - SP - Brasil
Posts: 3,280
Oxida??o colorida.

A oxida??o colorida do lat?o, cobre e n?quel pode ser feita com produtos qu?micos como o acetato de chumbo e as diversas colora??es s?o obtidas trabalhando-se com diversas temperaturas na solu??o. Tons de amarelo, azul, cinza e preto s?o poss?veis para estes metais.
Estou trabalhando nisto neste momento, em especial no N?quel e quero ver se consigo levar algumas pe?as com estes trabalhos no SPKS 2005.


__________________
Marcos Soares Ramos Cabete
kbt@brascopper.com.br
Ribeir?o Preto-SP - Brasil
Reply With Quote
Reply


Currently Active Users Viewing This Thread: 1 (0 members and 1 guests)
 
Thread Tools
Display Modes

Posting Rules
You may not post new threads
You may not post replies
You may not post attachments
You may not edit your posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is On

Forum Jump


All times are GMT -5. The time now is 02:24 AM.




KNIFENETWORK.COM
Copyright © 2000
? CKK Industries, Inc. ? All Rights Reserved
Powered by ...

Powered by vBulletin® Version 3.8.4
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
The Knife Network : All Rights Reserved