MEMBER ITEMS FOR SALE
Custom Knives | Other Knives | General Items
-------------------------------------------
New Posts | New PhotosAll Photos



Go Back   The Knife Network Forums : Knife Making Discussions > Knife Organizations and Club Boards > SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros)

SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) Everything about Brazilian custom knives and knifemakers - this is the official forum for the "Sociedade Brasileira de Cuteleiros". "O forum oficial da Sociedade Brasileira De Cuteleiros - tudo sobre o mundo da Cutelaria Artesanal no Brasil!"

Reply
 
Thread Tools Display Modes
  #1  
Old 05-17-2006, 03:00 PM
Paulo_S's Avatar
Paulo_S Paulo_S is offline
Steel Addict
 
Join Date: Sep 2005
Location: Portugal
Posts: 247
Pedido de ajuda p/ terminar forja

Finalmente vou acabar a forja a gas, ? claro que o empurr?o foi o evento TROCAFACAS que me obrigou a sair do meu passo de caracol

Bem, depois uma correria maluca para arranjar menta ceramica, em que as empresas s? vendiam um minimo de 7 ou 14 metros, tive um dia de sorte. Desloquei-me a um importador de fiberfrax (unifrax) e tive a sorte de encontrar uma pessoa que se interessou pelo projecto de uma forja para cutelaria.
Bem, resumindo depois de conversarmos imenso tempo e trocarmos ideias (acho que aprendemos algo os dois), ele interessou-se pelo projecto e talvez contagiado pelo meu entusiasmo, como tinha uma enorme quantidade em stock ofereceu-me de gra?a uma manta fiberfrax moist pack-d, (cujo pre?o marcado era de 152 eur).
Esta manta humida, molda-se nas paredes e passadas 24 horas seca, ficando com a forma desejada.

O projecto de forja base pelo que me estou a guiar ? o tutorial do Ricardo Vilar, no entanto vou fazer algumas pequenas altera??es, como colocar tubo soldado para apoio do queimador.
A forja ? feita de uma botiga de gas de 13 Kg e ficou depois de pronta com cerca de 30 cm de diametro por 40 cm de altura.
Gostava de saber qual a espessura de cimento refractario devo colocar por cima da manta.
Ou devo colocar tijolo a toda a volta por cima da manta e depois cobrir com cimento ?
Ser? conveniente colocar dois queimadores para ter melhor rendimento, ser? que compensa numa forja t?o pequena ?
Esta manta conseguir? aguentar os dois queimadores ?
Estes dados devem estar ligados ao tipo de manta, por isso coloco a digitaliza??o das paginas do manual que ele tamb?m me ofereceu.

Pe?o paciencia por este longo post e agrade?o a vossa preciosa ajuda.

para quem n?o conseguir visualizar ficam aqui os links:
imagem pagina 1: http://www.paulosegura.com/cutelaria/fiberfrax01-2.jpg
imagem pagina 2: http://www.paulosegura.com/cutelaria/fiberfrax02-2.jpg

pagina 1


pagina 2


Um abra


__________________
-----------------------------------------
Paulo Segura
palsg @ mail.telepac.pt
Portugal

www.paulosegura.com/cutelaria

"N?o receies avan?ar devagar, receia apenas ficar parado..." (Prov?rbio Chin?s)
Reply With Quote
  #2  
Old 05-17-2006, 06:18 PM
Andreotti Andreotti is offline
Skilled
 
Join Date: Jul 2002
Location: S?o Jos? do Rio Preto/SP
Posts: 393
Send a message via ICQ to Andreotti
Paulo, minhas sauda??es.

A sua forja est? de bom tamanho, sendo que o chamado "buraco quente", que ? onde ocorre a combust?o g?s/ar, poderia ser at? menor.
No que se refere ao cimento refrat?rio, em minha opini?o, s? ? necess?rio se voc? for utilizar a forja para caldeamento, vez que o bor?x utilizado no caldeamento estraga a manta refrat?ria.
Quanto aos queimadores, um j? ? suficiente, sendo que voc? deve ter o cuidado com a angula??o do mesmo, que deve ser em um ?ngulo de 90 graus, na parte de cima ou de baixo da forja, com o intuito de gerar um turbilh?o.
Agora a m? not?cia.
Para uma forja a g?s, acho que esta manta que voc? conseguiu, aguenta pouca temperatura.
Esperemos os mais experientes falar.

Abra?os.

Alessandro Andreotti


__________________
Alessandro Tadeo Haggi Andreotti
aandreotti@gmail.com
S?o Jos? do Rio Preto/SP.
Reply With Quote
  #3  
Old 05-19-2006, 04:36 AM
Paulo_S's Avatar
Paulo_S Paulo_S is offline
Steel Addict
 
Join Date: Sep 2005
Location: Portugal
Posts: 247
Vamos l? pessoal, preciso da vossa ajuda...

Caro Alessandro, pensei no cimento refractario porque achei que a temperatura de trabalho da manta era um pouco baixa. Seria uma tentativa de ter algo em primeira linha que aguentasse as altas temperaturas, sendo a manta apenas um isolante.
No entanto como n?o tenho experiencia tenho que me socorrer da vossa boa vontade para me ajudarem. Estou a ver que o homem ofereceu-me a manta mais rasca que tinha... enfim a cavalo dado n?o se olham os dentes...

Caro quizzical, obrigado pelos planos. Eu decidi fazer uma deste tipo porque li que tem melhores resultados, isto ?, se conseguir criar o tal "turbilh?o" como menciona o Alessandro.

Bem, como estou a conseguir pouco feedback ?s minhas quest?es, n?o sei que rumo seguir...



Um abra


__________________
-----------------------------------------
Paulo Segura
palsg @ mail.telepac.pt
Portugal

www.paulosegura.com/cutelaria

"N?o receies avan?ar devagar, receia apenas ficar parado..." (Prov?rbio Chin?s)
Reply With Quote
  #4  
Old 05-19-2006, 06:20 AM
paulorocha's Avatar
paulorocha paulorocha is offline
Guru
 
Join Date: Aug 2004
Location: Sorocaba - SP
Posts: 1,249
Send a message via ICQ to paulorocha Send a message via MSN to paulorocha
Paulo, eu te dou uma dica: Como você ganhou esta manta, utilize-a! Procure criar a camada mais grossa de manta que for possível, para aumentar a resistência ao calor. Não coloque cimento refratário (que na minha opinião não vai ajudar grande coisa) ou use uma camada fina, e bote pra funcionar. Forje por períodos curtos (no máximo 1 hora - você não vai aguentar mais que isto mesmo, no início...) e deixe a forja esfriar. O máximo que vai acontecer é descobrir que realmente ela não aguenta e você terá que providenciar outra manta.

Quanto a forrar com cimento refratário, o problema que eu vejo é que se você usar uma camada grossa de cimento irá perder a principal vantagem da manta que é a velocidade de aquecimento (neste caso a manta nem é necessária) e se você utilizar uma camada fina pode não aguentar calor do mesmo jeito...

Se o teste não funcionar, tente encontrar uma manta que resista a uma temperatura mais alta (temperatura de trabalho na casa dos 1300 C). Tente falar com o rapaz que te forneceu a manta, provavelmente ele vai te informar aonde conseguir (isto se ele mesmo não tiver).


__________________
Paulo Rocha
golpedemartelo@gmail.com
http://diletantecompulsivo.blogspot.com/
Sorocaba - SP - Brazil

Last edited by paulorocha; 05-19-2006 at 06:23 AM.
Reply With Quote
  #5  
Old 05-19-2006, 07:38 AM
cabete's Avatar
cabete cabete is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Jul 2002
Location: Ribeir?o Preto - SP - Brasil
Posts: 3,280
Manta em contato com a chama.

Prezado Paulo,
A manta fica do lado quente da forja.
O cimento, ou melhor, o CONCRETO refrat?rio pode ser usado para preencher o espa?o entre a manta e a carenagem ( botij?o ) dando maior resist?ncia mec?nica ao conjunto. Se vai forjar damascos o fundo da forja fa?a com concreto refrat?rio que tenha no m?nimo 85% de alumina ( oxido de alum?nio ) para resistir ? temperatura ou ent?o use tijolos refrat?rios com este teor de alumina no assoalho da forja.
N?o conhe?o esta manta e n?o sei se suportar? a temperatura portanto fa?a um projeto de tal forma que se ela n?o suportar basta voc? recortar uma boa manta refrat?ria e colocar no lugar substituindo esta.


__________________
Marcos Soares Ramos Cabete
kbt@brascopper.com.br
Ribeir?o Preto-SP - Brasil
Reply With Quote
  #6  
Old 05-24-2006, 03:48 AM
Paulo_S's Avatar
Paulo_S Paulo_S is offline
Steel Addict
 
Join Date: Sep 2005
Location: Portugal
Posts: 247
Obrigado pela ajuda.

Como n?o penso para j? forjar damasco,porque aindo sou muito inexperiente, vou seguir os conselhos e utilizar a manta que me deram.
Estou a refazer o projecto, conforme sugest?o do Cabete, assim se a manta n?o se aguentar, vou fazer de maneira a poder substituir facilmente.

Um abra


__________________
-----------------------------------------
Paulo Segura
palsg @ mail.telepac.pt
Portugal

www.paulosegura.com/cutelaria

"N?o receies avan?ar devagar, receia apenas ficar parado..." (Prov?rbio Chin?s)
Reply With Quote
Reply


Currently Active Users Viewing This Thread: 1 (0 members and 1 guests)
 

Posting Rules
You may not post new threads
You may not post replies
You may not post attachments
You may not edit your posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is On

Forum Jump


All times are GMT -5. The time now is 12:10 AM.




KNIFENETWORK.COM
Copyright © 2000
? CKK Industries, Inc. ? All Rights Reserved
Powered by ...

Powered by vBulletin® Version 3.8.4
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
The Knife Network : All Rights Reserved