MEMBER ITEMS FOR SALE
Custom Knives | Other Knives | General Items
-------------------------------------------
New Posts | New PhotosAll Photos



Go Back   The Knife Network Forums : Knife Making Discussions > Knife Organizations and Club Boards > SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros)

SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) Everything about Brazilian custom knives and knifemakers - this is the official forum for the "Sociedade Brasileira de Cuteleiros". "O forum oficial da Sociedade Brasileira De Cuteleiros - tudo sobre o mundo da Cutelaria Artesanal no Brasil!"

Reply
 
Thread Tools Display Modes
  #1  
Old 02-05-2005, 11:23 PM
Richard_H's Avatar
Richard_H Richard_H is offline
Enthusiast
 
Join Date: Jan 2005
Location: Sao Paulo, SP, Brazil
Posts: 39
Exclamation Minha 1a faca - Necessito de muita ajuda!

Ol?, meu nome ? Richard e conheci o f?rum da sbc pela cuteleira Silvana.
Primeiramente ela sugeriu que eu iniciasse meus trabalhos pelo m?todo do desbastamento de limas. Assim, nesse s?bado (depois do carnaval) vou na 23 de mar?o com meu amigo Maur?cio comprar algumas limas para desbastar metal, lixas de diversas gradua??es e limas para serem desbastadas.

Gostaria de saber voc?s poderiam me instruir sobre quais tipos de limas e lixas devo comprar. Obrigado
Reply With Quote
  #2  
Old 02-06-2005, 08:50 AM
Ronin Ronin is offline
Member
 
Join Date: Jan 2005
Location: Franca - SP - Brasil
Posts: 11
Send a message via MSN to Ronin
Compra da K&F porque elas s?o de um a?o bom de verdade. As mais vagabundas, ? bater o martelo e entortar.


__________________
by Ronin
Reply With Quote
  #3  
Old 02-06-2005, 11:53 AM
Richard_H's Avatar
Richard_H Richard_H is offline
Enthusiast
 
Join Date: Jan 2005
Location: Sao Paulo, SP, Brazil
Posts: 39
Valeu Ronin. Eu n?o tinha no??o nem de qual loja devia ir .
Mas qual o tipo de a?o devo comprar?
Reply With Quote
  #4  
Old 02-06-2005, 12:41 PM
E.M.REIS's Avatar
E.M.REIS E.M.REIS is offline
Steel Addict
 
Join Date: Jun 2004
Location: Taquari Rio Grande do Sul Brasil
Posts: 139
Send a message via ICQ to E.M.REIS
Thumbs up

[QUOTE=....comprar algumas limas para desbastar metal, lixas de diversas gradua??es e limas para serem desbastadas.

Gostaria de saber voc?s poderiam me instruir sobre quais tipos de limas e lixas devo comprar. Obrigado [/QUOTE]


Ei Richard, primeiramente bem vindo ao forum, seja bem vindo a nossa grande familia !
Lixas em folha usa-se muito a 60, 100, 150, 220, 320, 400. Compre lixas d?gua pois molda melhor no taco de madeira.
Voc? pode comprar limas, na Piratininga tem muita lima nova por pre?o de usada,
voc? pode comprar limas usadas nos ferros velhos escolha da marca nicholson e KF,
Pode comprar molas de kombi ou fuca usadas e por bom pre?o e procurar um fornecedor de a?o 5160 em barra de 1?x 1/4 , mas depende de que est?gio voc? est?.
Para iniciantes recomendo molas usadas e fazer tudo na lima e lixa para aprender a conhecer o metal, a press?o que deve ser aplicada, o ?ngulo de ataque da ferramenta,etc...
Vejo iniciantes come?ando direto em lixadeira, eu acho errado pois nem todos tem aptid?o para pegar as coisas na primeira vez e demora at? voc? domar a m?o, uma lixadeira ajuda um monte mas se voc? tremer a m?o d? caca, principalmente em locais melindrosos como ponta e ricasso. Na m?o demora mas ? menos perigoso e mais instrutivo, voc? escolhe.
Qualquer coisa pergunta.
Um abra?o
Edinho


__________________
E.M.REIS
CUTELEIRO
TAQUARI - RIO GRANDE DO SUL - BRASIL
Reply With Quote
  #5  
Old 02-06-2005, 02:40 PM
Richard_H's Avatar
Richard_H Richard_H is offline
Enthusiast
 
Join Date: Jan 2005
Location: Sao Paulo, SP, Brazil
Posts: 39
Olha Edinho, acho que vou come?ar mesmo pelas limas. ^_^
Muito obrigado pelas dicas e mudando de assunto, ser? que ? dificil fazer l?minas serrilhadas?
Reply With Quote
  #6  
Old 02-06-2005, 03:37 PM
E.M.REIS's Avatar
E.M.REIS E.M.REIS is offline
Steel Addict
 
Join Date: Jun 2004
Location: Taquari Rio Grande do Sul Brasil
Posts: 139
Send a message via ICQ to E.M.REIS
Smile

Ei Richard n?o ? dificil fazer serrilhas no fio, funciona como fazer moscas.
Voc? s? tem que fazer uma boa marca??o e usar limas redonda e triangular.
A l?mina deve estar bem pressa na morsa, e fazer o servi?o com calma e aos poucos, sempre cuidando para n?o ultrapassar as marca??es feitas para cada lima e espa?os entre elas.
D?vidas, pergunte.
Abra?o.
Edinho



.


__________________
E.M.REIS
CUTELEIRO
TAQUARI - RIO GRANDE DO SUL - BRASIL
Reply With Quote
  #7  
Old 02-06-2005, 04:53 PM
Richard_H's Avatar
Richard_H Richard_H is offline
Enthusiast
 
Join Date: Jan 2005
Location: Sao Paulo, SP, Brazil
Posts: 39
E fazer canivetes? Acho que ? signifantemente mais dificil n?o ?? Voc? conhece algu?m que ensine a fazer?
Reply With Quote
  #8  
Old 02-06-2005, 06:19 PM
E.M.REIS's Avatar
E.M.REIS E.M.REIS is offline
Steel Addict
 
Join Date: Jun 2004
Location: Taquari Rio Grande do Sul Brasil
Posts: 139
Send a message via ICQ to E.M.REIS
Smile Depende do tipo de canivete

Olha Richard, fazer canivetes n?o ? mole, eu prefiro fazer 4 facas integrais forjadas a partir de uma barra de 1? do que 1 canivete. O trabalho tem que ser meticuloso e n?o aceita erros principalmente se voc? parte do nada e faz um canivete completo do tipo damasco ou a?o forjado, j? tem outras vertentes que compram todas as partes em chapas ou em bitolas que n?o d?o trabalho, mandam cortar a laser j? com os furos quase prontos e montam o canivete, sendo at? melhores que os ditos industriais, por?m ser? sempre uma montagem e n?o uma cria??o.
Eu mesmo fa?o canivetes e tem o pessoal da Kort, o Ikoma e outros tantos, acredito que para iniciar voc? deveria come?ar com o b?sico de facas, pegar o jeito de trabalhar o metal, os macetes e depois partir para, se este ? o seu gosto,os canivetes.
Porque geralmente quem come?a tem milh?es de id?ias e tenta fazer tudo ao mesmo tempo, j? v? aspirantes que n?o sabiam fazer um vazado sim?trico fazerem damasco, isto n?o desmerece ningu?m, mas tentar vender ou dar a id?ia que aquilo era bom, ? horrivel.... imagine como estava a t?mpera... o acabamento...
Ent?o amigo pratique, brinque e aprenda bastante aqui neste forum, quem sabe um dia tu tamb?m n?o estar? dando conselhos aqui.

D?vidas, pergunte.
Edinho


__________________
E.M.REIS
CUTELEIRO
TAQUARI - RIO GRANDE DO SUL - BRASIL
Reply With Quote
  #9  
Old 02-07-2005, 02:05 AM
Richard_H's Avatar
Richard_H Richard_H is offline
Enthusiast
 
Join Date: Jan 2005
Location: Sao Paulo, SP, Brazil
Posts: 39
Opa Edinho, falando em ter id?ias, eu j? imaginei um m?todo de fixar a guarda na faca muito facilmente, sem uso de martelo ou morsa:

Primeiro resfrie o corpo da faca e aque?a levemente a guarda e encaixe as duas.

Como o metal tem um alto coeficiente de expans?o as pe?as v?o encaixar ficando "soltas".

Quando o sistema estiver na temperatura ambiente, um vai encaixar no outro perfeitamente.

(eu n?o sei o nome do princ?pio f?sico, mas ? o mesmo usado para colar os eixos do trem ?s suas rodas)

? poss?vel at? fazer um buraco um pouco menor do que o necess?rio (para pegar muito bem).

O que voc? achou?
Reply With Quote
  #10  
Old 02-07-2005, 05:54 AM
rsfjr's Avatar
rsfjr rsfjr is offline
Skilled
 
Join Date: Oct 2002
Location: Brasilia, Brazil
Posts: 626
Ol?,
Bem-vindo ao f?rum, Richard_H.

N?o querendo me intrometer, mas j? me intrometendo:
Esse m?todo de coloca??o de guardas que voc? citou era utilizado na Fran?a, Alemanha e Jap?o, para coloca??o de guardas nas baionetas, durante a 1? Guerra.
Eu tenho uma baioneta Francesa, de 1915, e n?o ? poss?vel ver nenhuma solda, ou ponto de solda, apenas um encaixe perfeito.


__________________
Obrigado,
Arakawa.

Bras?lia/DF

- O que seria a vida sem as forjas ? carv?o? -
Reply With Quote
  #11  
Old 02-07-2005, 02:07 PM
Richard_H's Avatar
Richard_H Richard_H is offline
Enthusiast
 
Join Date: Jan 2005
Location: Sao Paulo, SP, Brazil
Posts: 39
Primeiramente obrigado pelas boas vindas que me deram, Edinho e Arakawa!

Bom, muito legal Arakawa que j? utilizavam esse sistema antes! Eu n?o sabia disso.

E falando em n?o saber, qual o material sint?tico geralmente usado no cabo?
Existe algum curso que ensine a moldar o cabo?

Bom, desculpem-me a enxurrada de perguntas... mas ? que eu estou iniciando, n? hehe

Richard
Reply With Quote
  #12  
Old 02-08-2005, 02:05 PM
Luciano Luciano is offline
Steel Addict
 
Join Date: Oct 2004
Location: Santa Maria - RS
Posts: 128
Cara, uns meses atr?s eu coloquei guarda/cabo numa adaga de um amigo; ela estava com a espiga quebrada, e na parte onde a guarda fica apoiada, o a?o estava um pouco corro?do; quando colocava a guarda, ela passava pela espiga bem justa, e frouxava quando chegava no apoio.
Fiz outra guarda, aqueci (nem precisou resfriar a l?mina), e depois de frio ficou bem justo... s? achei que, se ficar muito justo, aquele ponto talvez facilite a "degola" do cabo numa pancada mais forte...

Abra?os!

Luciano
Reply With Quote
  #13  
Old 02-08-2005, 02:39 PM
rsfjr's Avatar
rsfjr rsfjr is offline
Skilled
 
Join Date: Oct 2002
Location: Brasilia, Brazil
Posts: 626
Ol?,

? por isso que n?o se deve temperar o espig?o, assim n?o h? perigo de quebra do pr?prio onde se encaixa a guarda.


__________________
Obrigado,
Arakawa.

Bras?lia/DF

- O que seria a vida sem as forjas ? carv?o? -
Reply With Quote
  #14  
Old 02-08-2005, 05:56 PM
E.M.REIS's Avatar
E.M.REIS E.M.REIS is offline
Steel Addict
 
Join Date: Jun 2004
Location: Taquari Rio Grande do Sul Brasil
Posts: 139
Send a message via ICQ to E.M.REIS
Este m?todo de esquentar a guarda funciona, mas mesmo assim tu tem que fazer os encaixes da espiga e com alguns minutos a mais de trabalho pode-se fazer a m?o isto sem precisar esquentar, e melhor ainda tirar a guarda sem danifica-la para fazer novos ajustes se necess?rio pois depois que esfria fica dif?cil fazer isto.
At? hoje n?o inventaram nada melhor que os m?todos tradicionais.
Um abra?o a todos.
Edinho




.


__________________
E.M.REIS
CUTELEIRO
TAQUARI - RIO GRANDE DO SUL - BRASIL
Reply With Quote
  #15  
Old 02-08-2005, 06:46 PM
Luciano Luciano is offline
Steel Addict
 
Join Date: Oct 2004
Location: Santa Maria - RS
Posts: 128
Pois dias atr?s um amigo meu foi usar um fac?o, que ele tinha trocado o cabo, colocado os pinos bem justos, e no primeiro golpe com o mesmo, ficou com o cabo na m?o!
Ele quebrou bem na parte dos pinos, pois era totalmente temperado!

Esse m?todo de aquecer s? usei por que naquela adaga n?o tinha outro jeito, s? se preenchesse com solda ou outro m?todo, mas depois ? como o Edinho falou, pra tirar ? um saco, quando sai, a? afrouxa e tem que fazer tudo de novo...

Abra?os!

Luciano
Reply With Quote
Reply

Tags
knives


Currently Active Users Viewing This Thread: 1 (0 members and 1 guests)
 
Thread Tools
Display Modes

Posting Rules
You may not post new threads
You may not post replies
You may not post attachments
You may not edit your posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is On

Forum Jump


All times are GMT -5. The time now is 01:22 PM.




KNIFENETWORK.COM
Copyright © 2000
? CKK Industries, Inc. ? All Rights Reserved
Powered by ...

Powered by vBulletin® Version 3.8.4
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
The Knife Network : All Rights Reserved