MEMBER ITEMS FOR SALE
Custom Knives | Other Knives | General Items
-------------------------------------------
New Posts | New PhotosAll Photos



Go Back   The Knife Network Forums : Knife Making Discussions > Knife Organizations and Club Boards > SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros)

SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) Everything about Brazilian custom knives and knifemakers - this is the official forum for the "Sociedade Brasileira de Cuteleiros". "O forum oficial da Sociedade Brasileira De Cuteleiros - tudo sobre o mundo da Cutelaria Artesanal no Brasil!"

Reply
 
Thread Tools Display Modes
  #31  
Old 11-29-2012, 09:33 AM
VictorCoelho's Avatar
VictorCoelho VictorCoelho is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Apr 2005
Location: Teresopolis/RJ - BRAZIL
Posts: 2,301
Quote:
Originally Posted by cabete View Post
Victor, creio que o Ismael nos perdoar? pela forma como demos andamento ao t?pico que abriu pois conversa ? assim mesmo, come?amos falando de bois e daqui a pouco estamos em naves espaciais ...
Hehehe....ok!
Vc acredita em vida extraterrestre?.....
Reply With Quote
  #32  
Old 11-29-2012, 03:20 PM
Ismael B's Avatar
Ismael B Ismael B is offline
Skilled
 
Join Date: Jul 2009
Location: Feliz- RS
Posts: 727
Meus Caros, quero deixar o agradecimento pelos coment?rios de todos, e dizer que esse tipo de discuss?o ? necess?ria para melhorias. Me inspirei muito nos Cursos do Sferddo que al?m de ser o n? 1, ? um excelente professor!

O curso simplesmente serve como uma simples base de no??o da cutelaria.
Criatividade, continuidade e profissionalismo depende de cada um!! Nenhum professor, por melhor que seja transforma um leigo num bom profissional se ele n?o querer e agir.
O pr?prio Rodrigo ? prova disso! Formou dezenas de alunos e podemos citar alguns poucos que 'foram para frente', e o curso dele ? o nota 10!

Continuem a prosa...s? falta o chimarr?o!!

Abra?o!!


__________________
Reply With Quote
  #33  
Old 11-30-2012, 12:48 PM
R.Sfreddo R.Sfreddo is offline
Skilled
 
Join Date: Aug 2002
Location: Porto Alegre,Brazil
Posts: 373
Ol? Pessoal. Acho que o Ismael novamente foi direto ao ponto, concordo que "estilo" ? algo que se desenvolve com o tempo e o amadurecimento. N?o foram poucas as v?zes que eu v? iniciante fazer a sua primeira faca com algum conceito extremamente questionavel em termos de desenho, e ele justificar: Esse ? o meu estilo... N?o sei voc?s, mas nessa hora eu tenho vontade de dizer: Meu filho, tu ainda n?o sabe nada para ter estilo, primeiro aprende a fazer um trabalho bem feito, depois tu fala em conceito! Um exemplo perfeito disso, e muito comum, ? o "estilo frontier": o cara faz uma faca toda mal feita, com um acabamento porco e chama isso de frontier ou brute de forge... Quem um dia j? pegou uma faca do Winkler ou do Macdonald sabe que h? um ABISMO de diferen?a!
Cabete, voc? usou as artes pl?sticas como exemplo, e eu uso tamb?m: Hoje em dia a coisa mais comum ? o sujeito de denominar artista, sem nem saber desenhar direito. Chegamos ao ponto em que algu?m pendura um vaso sanit?rio na parede e discorre horas sobre o conceito... Podem me chamar de retr?grado ou antiquado, mas eu acho mais correto o tempo em que os alunos precisavam estudar por anos as t?cnicas de pintura (na maioria da v?zes copiando o estilo do mestre) at? ter maturidade e capacidade para desenvolver o seu estilo pr?prio. Eu copiei muita faca do Randall, Loveless, Moram, Fisk, at? conseguir desenvolver alguma coisa decente com estilo pr?prio, e n?o tenho vergonha nenhuma de admitir isso, faz parte do processo natural de aprendizado. Se os colecionadores reclamam que as facas s?o muito parecidas, ? porque muitos dos cuteleiros que enchem os sal?es de uma feira no Brasil ainda n?o atingiram a maturidade profissional, a prova disso ? que nos julgamentos das premia??es a escolha ainda ? feita pela faca com menos defeitos, e raramente a decis?o ? feita baseada no conceito, porque quase nunca se tem duas finalistas de excelente n?vel t?cnico.
Pe?o desculpas ao Ismael se desviei demais o assunto do t?pico, mas acho isso mais importante do que muita coisa que se discute longamente aqu?. N?o que o f?rum tenha que ser um lugar s?rio e onde s? se discute coisas importantes, mas de vez em quando ? bom sair um pouco das trivialidades.

Grande abra?o!
Reply With Quote
  #34  
Old 11-30-2012, 02:27 PM
Hilton Mendes Hilton Mendes is offline
Steel Addict
 
Join Date: Apr 2010
Location: Monte Verde - MG
Posts: 106
Ismael,
Muito bom contarmos com mais um curso de cutelaria. Avisa quando tiver outra turma.

A proposito, esse t?pico deveria ser colocado em local de destaque. Discuss?o excelente....
Reply With Quote
  #35  
Old 11-30-2012, 02:54 PM
VictorCoelho's Avatar
VictorCoelho VictorCoelho is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Apr 2005
Location: Teresopolis/RJ - BRAZIL
Posts: 2,301
Bem.....
Tudo de importante j? foi dito, n?o h? o q mais dizer, sen?o lembrarmos q agu?m j? disse q suceso ? 1% de inspira??o e 99% de transpira??o.
Em nada nesta vida, o sucesso vem sem dedica??o, estudo, seriedade e principalmete trabalho.
Na cutelaria, como em qlqr outra atividade, acoisa n?o ? diferente.
Sucesso a todos!
Reply With Quote
  #36  
Old 11-30-2012, 05:45 PM
cassio cassio is offline
Guru
 
Join Date: Jan 2003
Location: south of brazil
Posts: 1,004
Send a message via MSN to cassio
Acho que o melhor lugar para se discutir um assunto em alto n?vel ? realmente o forum...para isto deve ter sido criado. Apesar que o teclado pode ferir muitos sentimentos na fria palavra escrita o que j? me desculpo antecipadamente.
Em algum momento este assunto deu uma guinada para estradas que n?o era o foco. Acho que dentro de um contexto maior sim, tudo faz parte do mesmo assunto, mas ? muita filosofia e isto cada um tem a sua interpreta??o. Faca Bem acabada para uns pode ser o oposto para outros. A Faca CHEFF perfeitamente equilibrada e sem nenhum risco que o meu amigo Bob Vianna acha legal ? bem diferente da faca que o Marcelinho 7 Facadas gosta, e um n?o usaria a faca do outro em nenhuma hip?tese, s? para exemplificar. O governo gasta milh?es com Bienal para pendurar um WC na parede, pontes que n?o levam a nenhum lugar, lagartixa de suspens?rios, etc., e obtem cada vez mais incentivos e apoio. Na verdade eu acho uma discuss?o improdutiva porque isso ? como religi?o, futebol, etc. N?o tem um dono, um xerife, uma verdade absoluta, n?o tem nem l?gica. Cada um acha seu lugar ao sol. Conhe?o cuteleiro que se esconde e os clientes acham ele para comprar suas facas, ali?s conhe?o 2 e s?o completamente diferentes um do outro. Mesmo que a maioria comungue de um determinado conceito sempre existe uma minoria persistente que um dia mostra sua opini?o, que ? admirada, veja o PT no governo a tanto tempo.
Neste aspecto a AGC esta muito bem encaminhada. A pluralidade de estilos, conceitos, formas, n?veis, pessoas ou seja o que for, faz crescer vertiginosamente o numero de expositores, cada um com suas peculiaridades. A melhor maneira de aproximar as pessoas pode ser admirar as virtudes e respeitar as diferen?as. Se n?o for assim n?o cresce e tudo morre num c?rculo fechado, dando volta em si mesmo. Com o tempo um cansa o outro tamb?m e tudo morre na casca.
Com rela??o ainda aos cursos, que ? o que me interessa realmente, o que acho interessante grifar ? a Did?tica. Did?tica ? a mesma em qualquer setor de ensino. Trata-se de ensinar a caminhar para depois correr como disse em outra palavras o Rodrigo, com quem concordo algumas coisas e outras n?o.
Portanto, na minha opini?o, esta faca de curso ? muito avan?ada para iniciar na cutelaria e ainda em um curto espa?o de tempo.. Acho que deveria iniciar por uma faca de desbaste, fundamentos, etc, etc... E fundamentalmente que o aluno se identifique com o que esta fazendo. N?o est? errado, mas ensinar samba para um roqueiro, na minha opini?o, tira o entusiasmo pois joga o seu ideal muito longe. Faz um baita curso, cheio de informa??es, mas n?o era bem aquilo que ele queria....
Da mesma sorte muitos professores tem uma tend?ncia a fazer o aluno ?sofrer? tudo que ele mesmo passou, ent?o o aluno pode chegar no m?ximo onde o professor chegou. Em linhas de pesquisas s?rias, mundiais, funciona exatamente ao contr?rio. ? como uma corrida de revezamento, ou seja, o aluno parte de onde o professor chegou e assim os resultados v?o avan?ando, de outra maneira n?o h? evolu??o e ainda estar?amos na idade da pedra.
Cada um ? livre para fazer e pensar o que quer, n?o ? mesmo? Seguimos em frente. Volto a dizer que sou o maior entusiasta dos cursos. De alguma forma espero ter contribu?do at? mesmo para simplesmente ratificar a maneira que tem sido feito at? hoje.
Ab? a todos,
Cassio Selaimen


__________________
Cassio Selaimen
Porto Alegre - RS - Brazil
www.doncassioselaimen.com.br
Reply With Quote
  #37  
Old 11-30-2012, 09:19 PM
FACU MONTENEGRO FACU MONTENEGRO is offline
Enthusiast
 
Join Date: Jul 2010
Location: MERLO SAN LUIS
Posts: 33
Hola amigos como estan primero felicitaciones a ismael y a daniel
yo tambien me pregunte porque hacian esa faca y pense que talvez la escuela
americana a entrado profundo en todos
y tambien pense que podria ser una faca que muestre muchas tecnicas
y sea ideal para empezar
ademas de esto creo que tambien hay que empezar por alguna
bueno esta en este post respondida mi duda
gracias
saluddos a todos


__________________
FACUNDO MONTENEGRO
WWW.MONTENEGROKNIVES.COM.AR
Reply With Quote
  #38  
Old 12-01-2012, 03:51 AM
cutromano's Avatar
cutromano cutromano is offline
Skilled
 
Join Date: Jun 2006
Location: Itajub?, MG - Brazil
Posts: 491
Prezado Ismael.
Quisera eu ter um curso desses quando comecei, facilitaria muito minha vida.
Tudo muito legal tudo, continue firme e forte.
Romano.


__________________
RICARDO ROMANO BERNARDES / RFA
Romano Facas Artesanais (Romano Custom Knifemaking)
Itajub?, MG - Brazil
E-mail: cutromano@yahoo.com
Reply With Quote
  #39  
Old 12-01-2012, 03:23 PM
Ismael B's Avatar
Ismael B Ismael B is offline
Skilled
 
Join Date: Jul 2009
Location: Feliz- RS
Posts: 727
Quote:
Originally Posted by Hilton Mendes View Post
Ismael,
Muito bom contarmos com mais um curso de cutelaria. Avisa quando tiver outra turma.

A proposito, esse t?pico deveria ser colocado em local de destaque. Discuss?o excelente....
Obrigado, amigo!!
Assim que definir uma data, te aviso sem falta!!
Um grande abra?o!!!


__________________
Reply With Quote
  #40  
Old 12-01-2012, 03:27 PM
Ismael B's Avatar
Ismael B Ismael B is offline
Skilled
 
Join Date: Jul 2009
Location: Feliz- RS
Posts: 727
Quote:
Originally Posted by FACU MONTENEGRO View Post
Hola amigos como estan primero felicitaciones a ismael y a daniel
yo tambien me pregunte porque hacian esa faca y pense que talvez la escuela
americana a entrado profundo en todos
y tambien pense que podria ser una faca que muestre muchas tecnicas
y sea ideal para empezar
ademas de esto creo que tambien hay que empezar por alguna
bueno esta en este post respondida mi duda
gracias
saluddos a todos
Grande Facundo!
Ya sabes lo mucho que admiro su trabajo, y muchas gracias por el comentario!
No puedo esperar para ir a su taller para aprender c?mo hacer un hermoso Damasco!!
Saludos!!
abrazo!!


__________________
Reply With Quote
  #41  
Old 12-01-2012, 03:30 PM
Ismael B's Avatar
Ismael B Ismael B is offline
Skilled
 
Join Date: Jul 2009
Location: Feliz- RS
Posts: 727
Quote:
Originally Posted by cutromano View Post
Prezado Ismael.
Quisera eu ter um curso desses quando comecei, facilitaria muito minha vida.
Tudo muito legal tudo, continue firme e forte.
Romano.
Caro Romano (xar? de meu Pai)
Eu tamb?m falo isso sempre...se tivesse feito um cursinho!!
Obrigado pelo coment?rio!

Obrigado a todos pelos coment?rios!!
Tenham um excelente fim de semana!!
Abra?o!!


__________________
Reply With Quote
  #42  
Old 12-02-2012, 05:01 PM
dz farias's Avatar
dz farias dz farias is offline
Guru
 
Join Date: Feb 2006
Posts: 1,365
Parabens Isamael e Daniel, excelente iniciativa.

Parabens pela discusao em torno do curso do Ismael e da faca por ele usada.
Faca esta que me trouxe varias alegrias na minha tragetoria como cuteleiro.

Abra?os


__________________
Victor S. Farias

DZ.FARIAS@GMAIL.COM

Visitem meu blog. Abra?os http://dzfarias.blogspot.com/
Reply With Quote
  #43  
Old 12-04-2012, 08:08 AM
cabete's Avatar
cabete cabete is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Jul 2002
Location: Ribeir?o Preto - SP - Brasil
Posts: 3,280
Privada na parede?????????????

Prezados,
N?o vou falar mais de facas mas pra mim esta hist?ria de pendurar a privada na parede ? coisa de quem tem o c? torto ou fora do lugar!!!


__________________
Marcos Soares Ramos Cabete
kbt@brascopper.com.br
Ribeir?o Preto-SP - Brasil
Reply With Quote
  #44  
Old 12-04-2012, 11:09 AM
cassio cassio is offline
Guru
 
Join Date: Jan 2003
Location: south of brazil
Posts: 1,004
Send a message via MSN to cassio
Pior ? achar o barulho de madrugada para n?o urinar no ch?o!!! kkkkk
tb to out...


__________________
Cassio Selaimen
Porto Alegre - RS - Brazil
www.doncassioselaimen.com.br
Reply With Quote
  #45  
Old 12-05-2012, 04:53 PM
lmaresi's Avatar
lmaresi lmaresi is offline
Enthusiast
 
Join Date: Mar 2012
Location: Praia Grande/SP
Posts: 39
Send a message via MSN to lmaresi Send a message via Yahoo to lmaresi Send a message via Skype™ to lmaresi
Parab?ns Ismael e Daniel!
S?o iniciativas como esta que est?o elevando cada vez mais o n?vel da cutelaria no Brasil.
Adorei as fotos e a faca do Cau? merece destaque.
Alunos sortudos, com dois professores deste n?vel s? n?o evolui quem n?o quiser.

Abra?os a todos!


__________________
Luciana Maresi
Praia Grande/SP
Reply With Quote
Reply

Tags
550, a?o, como fazer, curso, cutelaria, desbaste, dicas, faca, faca forjada, flat, forge, hobby, jig, post, randall, sbc, tanto


Currently Active Users Viewing This Thread: 1 (0 members and 1 guests)
 
Thread Tools
Display Modes

Posting Rules
You may not post new threads
You may not post replies
You may not post attachments
You may not edit your posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is On

Forum Jump

Similar Threads
Thread Thread Starter Forum Replies Last Post
Curso de cutelaria! F.B. SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) 6 01-19-2011 07:58 PM
Curso de cutelaria Cupim SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) 8 02-06-2009 02:38 PM
Curso de Cutelaria Luciano_Chaves SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) 12 07-10-2008 05:58 AM
Curso de cutelaria alexandre SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) 3 12-21-2007 10:46 AM
4? Curso de Cutelaria na UnB. Hoffmann SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) 4 01-12-2007 02:27 PM


All times are GMT -5. The time now is 09:22 AM.




KNIFENETWORK.COM
Copyright © 2000
? CKK Industries, Inc. ? All Rights Reserved
Powered by ...

Powered by vBulletin® Version 3.8.4
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
The Knife Network : All Rights Reserved