MEMBER ITEMS FOR SALE
Custom Knives | Other Knives | General Items
-------------------------------------------
New Posts | New PhotosAll Photos



Go Back   The Knife Network Forums : Knife Making Discussions > Knife Organizations and Club Boards > SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros)

SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) Everything about Brazilian custom knives and knifemakers - this is the official forum for the "Sociedade Brasileira de Cuteleiros". "O forum oficial da Sociedade Brasileira De Cuteleiros - tudo sobre o mundo da Cutelaria Artesanal no Brasil!"

Reply
 
Thread Tools Display Modes
  #1  
Old 05-27-2012, 11:15 AM
D?rtagnan's Avatar
D?rtagnan D?rtagnan is offline
Steel Addict
 
Join Date: Oct 2006
Location: Bras?lia DF
Posts: 119
Send a message via Yahoo to D?rtagnan
Duvida com as cintas de lixa

Depois de muito tempo limando, conclui a minha lixadeira na expectativa de sair do MSL ( Movimento dos sem lixadeira )
Um Video da mesma pode ser visto no meu YouTube,
Sei que n?o fiz nenhum primor de robustez mas esta funcionando muito bem.
No entanto fiz os testes com a lixa 50 sem problemas mas quando fui para o acabamento mais fino com as lixas 220, 300 e 400 comecei a sentir um caro?o muito alto na regi?o da imenda da lixa.
As lixas que tenho s?o da Fanep as quais comprei quando fiz o curso na UNB, gostaria que os experientes me falassem se isto ? normal, se foi um lote que dei azar, se as Daff tamb?m tem disto ?
Dez de j? agrade?o os pitacos.


__________________
Abra?os Darta .'.
Reply With Quote
  #2  
Old 05-27-2012, 11:56 AM
Tom Silva Tom Silva is offline
Skilled
 
Join Date: Oct 2005
Location: Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil
Posts: 549
Send a message via MSN to Tom Silva
j? tive problemas parecidos com lixas velhas, ou seja, comprei, levei muito tempo pra usar e a parte da emenda ou absorveu umidade ou ressecou, qd troquei de lixadeira tb senti isto nas lixas que j? haviam sido usadas na primeira e estavam "moldadas" pela posi??o das polias e pelo uso.

boa sorte


__________________
~site~
Porto Alegre - RS
"What Matters Most Is How Well You Walk Through the Fire" C.Bukowski
Reply With Quote
  #3  
Old 05-27-2012, 01:25 PM
D?rtagnan's Avatar
D?rtagnan D?rtagnan is offline
Steel Addict
 
Join Date: Oct 2006
Location: Bras?lia DF
Posts: 119
Send a message via Yahoo to D?rtagnan
Bom, fazendo as contas as minhas tem entre 6 ou 7 anos, n?o estavam moldadas pois n?o foram usadas em nenhuma Lixadeira, mas as emendas devem ter sofrido a mudan?a que vc mencionou.
Vou ver se encomendo algumas da Daff j? que foram bem elogiadas aqui no f?rum.
Tom muito obrigado pela resposta, esclarece totalmente o que queria saber.


__________________
Abra?os Darta .'.
Reply With Quote
  #4  
Old 05-28-2012, 04:52 AM
dzucherato's Avatar
dzucherato dzucherato is offline
Skilled
 
Join Date: Jun 2003
Location: S?o Paulo/SP - Brasil
Posts: 457
Send a message via ICQ to dzucherato Send a message via MSN to dzucherato Send a message via Skype™ to dzucherato
Tive um problema com uma 220 que comprei na Daff, mas as outras estavam excelentes.
Reply With Quote
  #5  
Old 05-28-2012, 06:20 PM
VictorCoelho's Avatar
VictorCoelho VictorCoelho is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Apr 2005
Location: Teresopolis/RJ - BRAZIL
Posts: 2,301
Quote:
Originally Posted by D?rtagnan View Post
Bom, fazendo as contas as minhas tem entre 6 ou 7 anos, n?o estavam moldadas pois n?o foram usadas em nenhuma Lixadeira, mas as emendas devem ter sofrido a mudan?a que vc mencionou.
Vou ver se encomendo algumas da Daff j? que foram bem elogiadas aqui no f?rum.
Tom muito obrigado pela resposta, esclarece totalmente o que queria saber.
D?rtagnan,
estou inclinado a achar q o Tom est? correto, mas n?o saberia afirmar, pois nunca demorei tanto tempo pra usar lixas.
Uma coisa ? certa, se depois de 7 anos elas s? apresentaram esse problema, continue comprando da Fanep!!!
Reply With Quote
  #6  
Old 05-28-2012, 06:24 PM
VictorCoelho's Avatar
VictorCoelho VictorCoelho is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Apr 2005
Location: Teresopolis/RJ - BRAZIL
Posts: 2,301
Se vc estiver usando um inversor, inverta o sentido da rota??o qdo deitar a mesa, desta forma vc n?o queima os dedos.....
Reply With Quote
  #7  
Old 05-28-2012, 07:01 PM
D?rtagnan's Avatar
D?rtagnan D?rtagnan is offline
Steel Addict
 
Join Date: Oct 2006
Location: Bras?lia DF
Posts: 119
Send a message via Yahoo to D?rtagnan
Hehehe, pois ? Vitor ali no Video foi a primeira vez que liguei a danada e na anciedade de filmar o teste nem lembrei da luva, vc v? que fui tirando os dedos do rumo das fa?scas e nem forcei muito o a?o para n?o esquentar, mas com luvas j? desbastei uma faca inteira sem problemas.

Realmente pela idade das lixas elas est?o ?timas com exess?o do caro?o nas emendas, mas depois dos elogios a Daff estou motivado a comprar algumas, inclusive as de cer?mica para experimentar.


__________________
Abra?os Darta .'.
Reply With Quote
  #8  
Old 05-28-2012, 07:52 PM
Tom Silva Tom Silva is offline
Skilled
 
Join Date: Oct 2005
Location: Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil
Posts: 549
Send a message via MSN to Tom Silva
as de cer?mica s?o muito boas, as lixas de gr?o compacto, aglomerado ou seja l? como se chama umas marrons para acabamento que s?o mais caras s?o fenomenais e praticamente intermin?veis.

minhas ?ltimas compras foram da daff e nunca tive este problema a? de batimento na emenda com elas.

o problema que tive foram de as lixas arrebentarem na emenda mas foram prontamente trocadas pelo pessoal da daff depois deles analisarem e comprovarem que tinham sofrido muito pouco uso.

estas lixas antigas que ficaram com batimento eram da fanep mas na epoca em que comprei eu era muito amador e minha lixadeira era sofr?vel, assim n?o me atreveria a afirmar que o problema foi da lixa ou da empresa.


__________________
~site~
Porto Alegre - RS
"What Matters Most Is How Well You Walk Through the Fire" C.Bukowski
Reply With Quote
  #9  
Old 05-29-2012, 06:49 AM
dzucherato's Avatar
dzucherato dzucherato is offline
Skilled
 
Join Date: Jun 2003
Location: S?o Paulo/SP - Brasil
Posts: 457
Send a message via ICQ to dzucherato Send a message via MSN to dzucherato Send a message via Skype™ to dzucherato
Uma coisa que percebi nas lixas de gr?o compacto ? que n?o s?o muito legais para trabalhar com osso....
Estava preparando um osso para fazer uns testes de Scrimshaw com uma 600 gr?o compacto e ela mais riscou do que alisou, voltei para a 400 de costado flex?vel e foi uma maravilha.
Mas a 600 gr?o compacto para a?o foi maravilhosamente bem!
Reply With Quote
  #10  
Old 05-29-2012, 03:53 PM
Ricardo Lala's Avatar
Ricardo Lala Ricardo Lala is offline
Moderator
 
Join Date: Jul 2002
Location: P. Prudente-Brazil
Posts: 1,016
Darta, experimente "limpar" a emenda, ou seja, com um caco de rebolo ou pedra de afiar remova a parte abrasiva sobre a emenda, isto vai fazer parar de bater e evita os riscos mais fundos.


__________________
Ricardo Lala
Korth Knives
http://www.ikbsknifetech.com
korthknives@terra.com.br
Reply With Quote
  #11  
Old 05-29-2012, 04:17 PM
D?rtagnan's Avatar
D?rtagnan D?rtagnan is offline
Steel Addict
 
Join Date: Oct 2006
Location: Bras?lia DF
Posts: 119
Send a message via Yahoo to D?rtagnan
Lala, tinha pensado em fazer isto mas desbastando com cuidado no esmeril, j? coloquei um pe?a plana na parte de traz e na frentrete abrasiva da cinta e constatei que o relevo ? na parte abrasiva, na parte de traz n?o teria coragem para n?o enfraquecer o tecido de suporte, mas na lixa apenas vou ter uma parte careca que talvez n?o atrapalhe muito.
Vou l? fazer a conto com ficou.


__________________
Abra?os Darta .'.
Reply With Quote
  #12  
Old 05-31-2012, 08:17 PM
D?rtagnan's Avatar
D?rtagnan D?rtagnan is offline
Steel Addict
 
Join Date: Oct 2006
Location: Bras?lia DF
Posts: 119
Send a message via Yahoo to D?rtagnan
Pois ?, Lala segui a recomenda??o e removi a camada de abrasivo de uma das lixas at? nivelar melhor o relevo, e n?o recomendo a niguem que fa?a o mesmo.
Ainda bem que n?o fui besta o suficiente para ficar na frente da lixa sen?o tinha levado a minha primeira lambada de lixa.hehehe.
A lixa n?o se sustentou e arrebentou no lugar raspado.


__________________
Abra?os Darta .'.
Reply With Quote
  #13  
Old 06-01-2012, 05:46 AM
Ricardo Lala's Avatar
Ricardo Lala Ricardo Lala is offline
Moderator
 
Join Date: Jul 2002
Location: P. Prudente-Brazil
Posts: 1,016
Darta, tente remover apenas o abrasivo, sem danificar a base, use um caco de esmeril, sobre uma pe?a plana, esfregando com a m?o, n?o no motor, pode usar um pouco de ?gua para ajudar, eu fa?o assim a anos e nunca tive problemas.
Outra dica, d? prefer?ncia para emenda cristal, que j? ? mais fina e resistente que as emendas sobrepostas.
Abra?os


__________________
Ricardo Lala
Korth Knives
http://www.ikbsknifetech.com
korthknives@terra.com.br
Reply With Quote
  #14  
Old 06-22-2012, 10:50 PM
D?rtagnan's Avatar
D?rtagnan D?rtagnan is offline
Steel Addict
 
Join Date: Oct 2006
Location: Bras?lia DF
Posts: 119
Send a message via Yahoo to D?rtagnan
Mist?rio resolvido esta semana chegou um lote de lixas novas que encomendei na DAFF e tanto nos testes como exame visual as novas n?o tem calombo na emenda as velhas realmente sofrem alguma altera??o na cola como se a cola expadisse aumentando o seu volume.
As novas passam pela emenda que n?o da nem para notar, aproveito para deixar registrado o ?timo atendimento da Daff e agradecer aos colegas que muito ajudaram com suas dicas e opini?es.


__________________
Abra?os Darta .'.
Reply With Quote
  #15  
Old 06-23-2012, 07:17 PM
emilcio's Avatar
emilcio emilcio is offline
Master
 
Join Date: Sep 2004
Posts: 891
D?rtagnan n?o existe lixa melhor que a Klingspoor JFlex da Fanep, isso pode acreditar.


__________________
Visitem meu Blog:

www.emilcio.wordpress.com
Reply With Quote
Reply

Tags
a?o, curso, dicas, scrimshaw, tanto, video


Currently Active Users Viewing This Thread: 1 (0 members and 1 guests)
 
Thread Tools
Display Modes

Posting Rules
You may not post new threads
You may not post replies
You may not post attachments
You may not edit your posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is On

Forum Jump

Similar Threads
Thread Thread Starter Forum Replies Last Post
Emenda de lixa M?rcio SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) 14 08-13-2010 06:47 AM
Grana de lixa? Mauro Cba SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) 1 09-05-2007 05:21 PM
lixa a prova d'?gua Claudio Fortes SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) 6 06-11-2007 07:12 AM
Flat x lixa Afonso SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) 14 03-13-2007 11:24 PM
Regulagem de lixa Andreotti SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) 10 03-15-2005 06:31 PM


All times are GMT -5. The time now is 05:15 AM.




KNIFENETWORK.COM
Copyright © 2000
? CKK Industries, Inc. ? All Rights Reserved
Powered by ...

Powered by vBulletin® Version 3.8.4
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
The Knife Network : All Rights Reserved