MEMBER ITEMS FOR SALE
Custom Knives | Other Knives | General Items
-------------------------------------------
New Posts | New PhotosAll Photos



Go Back   The Knife Network Forums : Knife Making Discussions > Knife Organizations and Club Boards > SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros)

SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) Everything about Brazilian custom knives and knifemakers - this is the official forum for the "Sociedade Brasileira de Cuteleiros". "O forum oficial da Sociedade Brasileira De Cuteleiros - tudo sobre o mundo da Cutelaria Artesanal no Brasil!"

Reply
 
Thread Tools Display Modes
  #1  
Old 10-02-2012, 06:38 AM
jasbinschek jasbinschek is offline
 
Join Date: Oct 2012
Posts: 4
Lightbulb Primeiro projeto por desbaste

Ol?, sou novo por aqui, estou planejando fazer minha primeira faca usando o metodo de desbaste, gostaria de saber a opini?o dos mais experientes no assunto.

Bem, eu li v?rios tutoriais sobre desbaste (inclusive eu tenho a ajuda do meu pai que foi criado na oficina do meu av? ), me sinto bastante confiante em rela??o a como fazer, contudo, usarei praticamente TUDO improvisado.

n?o tenho um esmeril de bancada, tenho um rebolo de esmeril que vou adaptar em uma furadeira com apenas 400W, tomando muito cuidado pra minha queridinha n?o sobreaquecer (caso aconte?a anuncio o funeral dela aqui ).
n?o tenho bancada, por?m tenho 4 m?os (n?o s?o todas minhas), 2 para a furadeira e 2 para a faca, tenho lixas, muitas lixas e tenho limas, acho que 2 limas devem ser o suficiente.
pelo que eu vi o pessoal usa o fant?stico a?o 5160, mola de fusca/kombi (feixe dianteiro, se preferir assim), j? consegui em um ferro-velho.

ah, terei uma serra hoje (aquelas serrinhas de cortar madeira/ferro/a?o/adamantium) e minhas d?vidas s?o as seguintes:
1- ? MUITO d?ficil cortar a?o com aquelas serras, ou d? pra fazer?
2- ser? que vai ser poss?vel desbastar a mola usando minha furadeira? (pelo que eu vi tem gente que faz na m?o usando s? limas :O)
3- ser? que vai ser MUITO d?ficil fazer sem bancadas?

estou completamente aberto a sugest?es (ps.: n?o tenho muita grana para gastar).

Obrigado.
Reply With Quote
  #2  
Old 10-02-2012, 08:22 PM
Norio Sato Norio Sato is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Dec 2004
Posts: 2,489
Ol?, seja bem vindo.

Algu?m vai escrever, ent?o me adianto para que voc? use seu nome real, ou colocar assinatura nos posts com seu nome.

Em rela??o ?s suas d?vidas...
1- Recozendo o a?o, d? para cortar/furar o a?o sem problema.
2- Usar rebolo adaptado na furadeira, vai destruir a bucha ou rolamento do mandril (aos poucos, mas vai).
Uma lima bastarda de boa qualidade, deve ser mais produtiva que a furadeira com rebolo.
3- Bancada, mesmo, n?o precisa, mas uma morsa mesmo pequena seria ?til. Ou ent?o improvise um cavalete ou algo assim onde d? p/ prender a l?mina enquanto desbasta.


__________________
Norio Sato
S?o Paulo-SP
Reply With Quote
  #3  
Old 10-03-2012, 07:05 AM
jasbinschek jasbinschek is offline
 
Join Date: Oct 2012
Posts: 4
Ok, adicionei meu nome real nas op??es, Obrigado

Ent?o, me falaram que eu iria levar MUITO tempo se usasse uma lima, n?o sei bem a diferen?a de uma lima convencional para uma lima bastarda, nunca nem vi uma.

Ent?o, se eu recozer, vou ter que temperar de volta, n?o ?? isso seria um problema para mim, n?o tenho ma?arico ou algo que possa temperar (d? pra fazer em um forno?)

o problema da morsa ? que eu n?o tenho onde prend?-la, eu consigo uma morsa pequena, mas ela provavelmente vai andar junto


to pensando na possibilidade de trabalhar com a lima bastarda, vou comprar uma pra testar antes de desbastar com o rebolo...

Valeu!
Reply With Quote
  #4  
Old 10-03-2012, 08:48 AM
salerno salerno is offline
Steel Addict
 
Join Date: Aug 2006
Location: Porto Alegre/RS - Brasil
Posts: 199
Ol? Jasbinschek.

Quanto ? "muito tempo"?

Essas facas abaixo eu levei menos de 20 horas para fazer, ou seja dois dias inteiros ou 10 dias com 2 horas de trabalho em cada. Usei s? limas, lixas, furadeira manual, al?m da forja para temperar e do forno da cozinha para revenir.

http://knifenetwork.com/forum/showthread.php?t=46197
http://knifenetwork.com/forum/showthread.php?t=46198

N?o tem mist?rio, apenas estude o assunto nos f?runs da internet e se puder pegue alguma dica com algum cuteleiro.

O mais importante ? ter paci?ncia e capricho.

Se n?o tem bancada, v? numa obra e pe?a madeiras usadas, ou compre o mais barato que puder e construa uma.
Uma morsa tamb?m ? importante e ? muito barata frente a utilidade e durabilidade que tem.

? importante ter algum dinheiro para comprar algumas coisas que s?o muito ?teis. Se voc? pretende ganhar dinheiro vendendo alguma faca, antes ter? que gastar, ? parte do jogo. Pense numa forma de financiar suas ferramentas, planejamento financeiro tamb?m faz parte do jogo. Assim como ? preciso ter o dinheiro para abastecer um carro quando se compra um, ? preciso capital para os insumos da cutelaria.
Se ? s? por divers?o, o compromisso ? menor.

Grande abra?o.


__________________
-------------------------------------
GUSTAVO MALTA SALERNO
PORTO ALEGRE/RS
-------------------------------------
Reply With Quote
  #5  
Old 10-03-2012, 12:37 PM
jasbinschek jasbinschek is offline
 
Join Date: Oct 2012
Posts: 4
Ol?

Acho 20 horas um bom tempo, quando disse muito tempo, me referi a um m?s ou mais (espero fazer o trabalho em uma semana, sendo que posso dedicar umas 5 horas por dia).

o problema n?o ? dinheiro, uma bancada custa 80 reais, uma morsa custa 30 e um esmeril custa 80, essas coisas s?o baratas, o problema ? espa?o, moro em um apartamento sem varandas, o ?nico espa?o que eu tenho ? a sala (fora aquela poeira maravilhosa que vai fazer)

por isso eu procurava m?todos pr?ticos, se n?o tiver outro jeito, eu compro a bancada e o esmeril.

como me disseram nos coment?rios anteriores, "recozir e temperar", tem como fazer isso sem forja e/ou ma?arico? ? necess?rio faz?-los? revenir eu sei fazer, pelo que pesquisei o pessoal faz o revenimento duplo para o a?o 5160 (? assim que se chama o procedimento?)

ps.: ? s? para divers?o, lucrar n?o est? na minha lista, pelo menos por enquanto

Obrigado!
Reply With Quote
  #6  
Old 10-04-2012, 11:56 AM
jasbinschek jasbinschek is offline
 
Join Date: Oct 2012
Posts: 4
Ent?o, estive lendo e pesquisando, pelo que falaram eu preciso recozer, normalizar, temperar e revenir o a?o.

minha d?vida ? a seguinte, como eu fa?o isso?

temperar eu sei como fazer, tenho um ma?arico, esquento a pe?a e encosto um im?, depois resfrio no ?leo (a?o 5160). Para revenir ,pelo que eu li, eu coloco a pe?a em um forno convencional a 200?C durante uma hora, deixo fora durante 10~15min e recoloco no forno durante mais 1h.

? necess?rio temperar E normalizar?

outra coisa, eu tenho um ma?arico relativamente fraco, chamam de mini-ma?arico, tenho medo que n?o seja o suficiente para elevar a pe?a a 800?C, mas quem sabe...

http://www.oxigenio.com/guia-do-mini...tano/index.htm
(segundo o fabricante ele alcan?a "temperatura m?xima de chama at? 1300?C", mas eu n?o acredito que realmente fa?a isso)

meu plano ? o seguinte, vou recozir a pe?a (assim que descobrir como se faz esse processo mais detalhadamente), cortar e moldar o esqueleto da pe?a usando o m?todo de desbaste (to vendo ainda se eu desbasto somente com limas bastardas ou se consigo um esmeril), desenhar a pe?a e desbastar novamente at? obter a faca como eu desejo, temperar, revenir e terminar o acabamento.

o procedimento acima est? correto?


__________________
-----------------------------
IGOR SERPA JASBINSCHEK
RIO DE JANEIRO/RJ
-----------------------------
Reply With Quote
  #7  
Old 10-04-2012, 03:29 PM
Exorcista Exorcista is offline
Enthusiast
 
Join Date: Jan 2011
Location: Santos - SP - Brasil
Posts: 69
Quote:
Originally Posted by jasbinschek View Post
..."recozir e temperar", tem como fazer isso sem forja e/ou ma?arico? ? necess?rio faz?-los?...
N?o e Sim.

Veja bem, Nem sempre ? necess?rio recozer o a?o antes de trabalhar, mas ? extremamente indicado que se fa?a a t?mpera e, para esse fim, se faz necess?rio o uso da forja/ma?arico pois voc? ter? que elevar a temperatura da l?mina ao ponto "n?o-magn?tico" e resfri?-la rapidamente no ?leo/agua/salmora (dependendo do a?o) para que o a?o fique duro e aguente um "castigo" maior na lida, caso seja uma l?mina de uso di?rio. N?o esque?a que depois da t?mpera, voc? deve necessariamente fazer o revenimento para o al?vio das tens?es na extrutura do a?o. Essa parte pode ser feita no forno convencional.

Se for uma pe?a decorativa, a t?mpera e o revenimento podem ser descartados do processo.
Reply With Quote
  #8  
Old 02-03-2013, 09:42 AM
Bil Ghaith Bil Ghaith is offline
 
Join Date: Jan 2013
Posts: 4
mas esse mini ma?arico serve???

Last edited by Bil Ghaith; 02-03-2013 at 12:22 PM.
Reply With Quote
  #9  
Old 02-03-2013, 04:39 PM
Exorcista Exorcista is offline
Enthusiast
 
Join Date: Jan 2011
Location: Santos - SP - Brasil
Posts: 69
Infelizmente esses mini-ma?aricos n?o prestam para esse tipo de trabalho, apesar de conseguir elevar a temperatura do a?o at? o ponto certo, eles podem derreter as partes pl?sticas devido ao longo tempo de uso e acabar sendo perigosos. Eles servem mais para culin?ria, joalheiros e pequenas soldas.

Se for pra investir num treco desses, ? prefer?vel comprar um ma?arico para GLP como esse aqui: http://www.soldafacil.com.br/Produto...dutoVersao=100

Ligue no botij?o de g?s e seja feliz


__________________
Alexandre Scaramuzza
Reply With Quote
Reply

Tags
5160, a?o, a?o 5160, como fazer, compra, cutelaria, desbaste, faca, forja, knife, knife making, knife tutorial, l?mina, sbc, tanto


Currently Active Users Viewing This Thread: 1 (0 members and 1 guests)
 
Thread Tools
Display Modes

Posting Rules
You may not post new threads
You may not post replies
You may not post attachments
You may not edit your posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is On

Forum Jump

Similar Threads
Thread Thread Starter Forum Replies Last Post
Pin?as pra desbaste. cutromano SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) 18 08-31-2010 07:21 AM
Uma Damasteel por desbaste E.M.REIS SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) 21 01-25-2005 08:00 AM
Ajuda com Desbaste drwong SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) 11 02-20-2004 08:36 AM
desbaste Bhold SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) 3 05-28-2003 10:06 AM


All times are GMT -5. The time now is 05:01 AM.




KNIFENETWORK.COM
Copyright © 2000
? CKK Industries, Inc. ? All Rights Reserved
Powered by ...

Powered by vBulletin® Version 3.8.4
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
The Knife Network : All Rights Reserved