MEMBER ITEMS FOR SALE
Custom Knives | Other Knives | General Items
-------------------------------------------
New Posts | New PhotosAll Photos



Go Back   The Knife Network Forums : Knife Making Discussions > Knife Organizations and Club Boards > SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros)

SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) Everything about Brazilian custom knives and knifemakers - this is the official forum for the "Sociedade Brasileira de Cuteleiros". "O forum oficial da Sociedade Brasileira De Cuteleiros - tudo sobre o mundo da Cutelaria Artesanal no Brasil!"

Reply
 
Thread Tools Display Modes
  #16  
Old 08-26-2013, 09:14 AM
Hoffmann's Avatar
Hoffmann Hoffmann is offline
Skilled
 
Join Date: Jul 2002
Location: Bras?lia D.F
Posts: 738
Mais um pouco da hist?ria.

Ent?o, ? sempre bom recordar.

L? pelos idos de 1989, mais ou menos, eu j? procurava informa??es sobre cutelaria e, num certo dia, meu grande amigo e professor de Aikido, Fernando Santos, sabendo de minha dificuldade financeira, presenteou-me com uma revista que n?o me lembro agora se era a Knives Illustrated ou a Blade. Nessa revista havia uma mat?ria de um tal Jerry Fisk, ensinando em poucas palavras como fazer o tratamento t?rmico de uma l?mina. Gostei muito do artigo e do desenho das facas dele, ent?o resolvi enviar-lhe uma carta pedindo maiores ajudas.

Passados quase dois meses, recebi um "pacote" com in?meras revistas, folhetos, desenhos feitos ? m?o, v?rias informa??es, enfim, que deram in?cio a v?rios outros contatos relativos ao assunto. Mais adiante, recebi por interm?dio dele, a incumb?ncia de fazer a cobertura jornal?stica para a Knives Illustrated de um evento de cutelaria em S?o Paulo promovido pelo nosso ent?o aglutinador, Ivan Campos (ajudem-me a lembrar que evento foi esse). Quem fez essa ponte entre mim e o Ivan foi o amigo Francisco Renn?, da Cutelaria Virtual.

Nesse evento tive a oportunidade de conhecer a nova fam?lia. Destaque-se que esse foi um momento marcante na hist?ria da cutelaria brasileira pois reuniu pela primeira vez a nata dos cuteleiros forjadores que, at? ent?o, e a meu ver, n?o era muito expressiva, mas incipiente. Fiz a mat?ria e aprendi muito com os colegas cuteleiros, mas ela s? foi publicada um ano depois, apresentando os cuteleiros brasileiros ao mercado externo.

Logo em seguida, recebi do Fisk um comunicado informando que ele estaria de f?rias em novembro de 2001 e que poderia vir ao Brasil realizar um workshop caso lhe pag?ssemos a passagem e a estadia. Sabendo da import?ncia que tal evento poderia representar para a cutelaria brasileira, de imediato fiz contato com o amigo Ivan Campos, passando-lhe a bola.

A grande dificuldade para a realiza??o do workshop era o local adequado. Passado algum tempo de procura, Ivan conversou com o Ricardo Vilar que, prontamente, ofereceu sua oficina na Serra da Cantareira para a sediar o evento. A partir da?, essa dupla cuidou de todos os detalhes e em novembro de 2001 realizava-se o famoso workshop onde nasceu a nossa querida SBC, por sugest?o do Fisk, que alegava que a ?nica maneira de a cutelaria crescer no Brasil seria revelar os conhecimentos t?cnicos ? sociedade e divulgando-os abertamente.

Amigos, estou contando isso de forma resumida e gostaria que os envolvidos ajudassem a resgatar essa est?ria da maneira exata. Isso ? algo que deve ficar registrado para a posterioridade.

Ajudem com os pr?ximos cap?tulos!


__________________
Milton Hoffmann
Bras?lia - D.F

Last edited by Hoffmann; 08-26-2013 at 11:01 AM.
Reply With Quote
  #17  
Old 08-26-2013, 12:29 PM
Jefferson Berr's Avatar
Jefferson Berr Jefferson Berr is offline
Skilled
 
Join Date: Jul 2002
Location: Porto Alegre - RS - Brasil
Posts: 715
Mirt?o,

Lembro deste evento, foi o SPKS no clube de tiro shooting.

Abra


__________________
Jefferson Berr
Porto Alegre - RS - Brasil
jeffberr@gmail.com
Reply With Quote
  #18  
Old 08-26-2013, 01:18 PM
Vulcano Vulcano is offline
Skilled
 
Join Date: Nov 2004
Location: VILA VELHA, ES, BRASIL
Posts: 442
orgulho !!!

grande orgulho por fazer parte dessa familia .

eu que estou na Estrada faz um tempinho , sei exatamente da importancia da iniciativa chamada SBC.

parabens a todos que estao envolvidos " ativamente " .

valeu mirto !

Gustavo vilar
Reply With Quote
  #19  
Old 08-26-2013, 05:47 PM
Andrey's Avatar
Andrey Andrey is offline
Skilled
 
Join Date: Jun 2008
Location: S?o Jos? dos Campos - SP - BRASIL
Posts: 373
Gostei muito de ler Milton,

Em 1989 eu era s? um menino sempre de cara suja, p? descal?o, canivete na m?o e vez ou outra derrotando drag?es com um graveto/espada

Espero que outros veteranos venham dar sua contribui??o a este resgate hist?rico.

Abra?o!


__________________


Andrey Navarre
www.andreynavarre.com.br
navarrecutelaria@gmail.com
Reply With Quote
  #20  
Old 08-26-2013, 07:59 PM
Paulo Mouzinho Paulo Mouzinho is offline
Skilled
 
Join Date: Feb 2005
Location: São Paulo, Brazil
Posts: 379
Essa hist?ria ? muito bonita e merecia ser resgatada, Milton. Parab?ns por faz?-la com muita precis?o e fidelidade aos fatos.

Abra?os

Paulo Mouzinho
Reply With Quote
  #21  
Old 08-26-2013, 09:42 PM
Silvana's Avatar
Silvana Silvana is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Sep 2002
Location: S?o Paulo
Posts: 2,107
Amigos,


Para ilustrar o que o Milton nos contou fui buscar e encontrei, no site da Cutelaria Virtual, ? claro. A? vai o link: http://www.cutelariavirtual.com/renn...auloknifeshow/

Sauda??es afiadas,


__________________
Reply With Quote
  #22  
Old 08-27-2013, 07:28 AM
Jefferson Berr's Avatar
Jefferson Berr Jefferson Berr is offline
Skilled
 
Join Date: Jul 2002
Location: Porto Alegre - RS - Brasil
Posts: 715
Pessoal,

Ainda lembro esse SPKS no shooting qua captei algumas imagens em VHS.E acho que algumas fotos tamb?m.

Abra?os


__________________
Jefferson Berr
Porto Alegre - RS - Brasil
jeffberr@gmail.com
Reply With Quote
  #23  
Old 08-27-2013, 07:53 AM
Silvana's Avatar
Silvana Silvana is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Sep 2002
Location: S?o Paulo
Posts: 2,107
Jeff,

Ent?o abra o ba? e compartilhe conosco seus registros!

Abra?o,


__________________
Reply With Quote
  #24  
Old 08-27-2013, 09:31 AM
Jefferson Berr's Avatar
Jefferson Berr Jefferson Berr is offline
Skilled
 
Join Date: Jul 2002
Location: Porto Alegre - RS - Brasil
Posts: 715
Vou verificar Sil, lembro bem de ti na mesa da OldWest.

Abra


__________________
Jefferson Berr
Porto Alegre - RS - Brasil
jeffberr@gmail.com
Reply With Quote
  #25  
Old 08-27-2013, 08:18 PM
Norio Sato Norio Sato is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Dec 2004
Posts: 2,489
Nas ferias de faca no Shooting eu tamb?m fui.
Agora deu saudade.


__________________
Norio Sato
S?o Paulo-SP
Reply With Quote
  #26  
Old 08-28-2013, 02:37 PM
Hoffmann's Avatar
Hoffmann Hoffmann is offline
Skilled
 
Join Date: Jul 2002
Location: Bras?lia D.F
Posts: 738
Caramba, Silvana.

Vc foi l? no fundo do ba? mesmo, heim. E n?o ? que o Renn? tem tudo gravado l?!

Creio que foi logo ap?s o nascimento da SBC que o Ivan, nosso ent?o Presidente, conseguiu este espa?o para o F?rum da SBC dentro do CKD. Talvez ele possa dizer melhor sobre os detalhes de como isso aconteceu.

Andrey, vc n?o sabe como ? bacana para n?s, que estamos nessa estrada j? h? um bom tempo, ver o nascimento e o crescimento de cuteleiros como vc que, apesar da tenra idade, j? ? refer?ncia no Brasil.

Norio, e como deu saudades, principalmente por recordar que meu querido pai, ainda vivo, frequentou v?rios S?o Paulo Knife Shows comigo.

Berr, v? se vc acha esse VHS. Seria muiiito interessante de ver essas imagens.


__________________
Milton Hoffmann
Bras?lia - D.F
Reply With Quote
  #27  
Old 08-29-2013, 07:12 AM
Jefferson Berr's Avatar
Jefferson Berr Jefferson Berr is offline
Skilled
 
Join Date: Jul 2002
Location: Porto Alegre - RS - Brasil
Posts: 715
Mirt?o
O VHS j? foi localizado vou mandar passar para DVD, e vamos compartilhar, nesse link da cutelaria virtual tem uma foto onde tu est?s enttrevistando o Roberto Lala e eu estou batendo um papo com o Rick.....a long time ago....


Abra?


__________________
Jefferson Berr
Porto Alegre - RS - Brasil
jeffberr@gmail.com
Reply With Quote
  #28  
Old 08-30-2013, 06:27 PM
Silvana's Avatar
Silvana Silvana is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Sep 2002
Location: S?o Paulo
Posts: 2,107
Ola,

Enquanto aguardamos o DVD do Berr, deixo alguns registros do SPKS 2000 no Shooting


Expondo pela Old West



Jacinto Mello e sua esposa Glenia



Marina Far?o, primeira cuteleira que conheci



Mesa do Flavio Ikoma



Luciano, Edinho, Sfreddo e Pazini




Sauda??es afiadas,


__________________
Reply With Quote
  #29  
Old 08-30-2013, 06:32 PM
Silvana's Avatar
Silvana Silvana is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Sep 2002
Location: S?o Paulo
Posts: 2,107
Amigos,

Tem mais uma que eu adoro, esta ? de 2001, ainda expondo pela Old West, registro da minha ca?ula Isabella que me acompanha nos eventos antes mesmo de eu me tornar cuteleira.


Sfreddo e Alba, sua m?e; Isabella e eu



Sauda??es afiad?ssimas!


__________________
Reply With Quote
Reply

Tags
blade, como fazer, compra, cutelaria, duvida, faca, image, knife, knives, l?mina, lock, material, post, primeira, sbc, video


Currently Active Users Viewing This Thread: 1 (0 members and 1 guests)
 
Thread Tools
Display Modes

Posting Rules
You may not post new threads
You may not post replies
You may not post attachments
You may not edit your posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is On

Forum Jump

Similar Threads
Thread Thread Starter Forum Replies Last Post
Solda muito interessante para alum?nio D?rtagnan SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) 10 02-01-2012 06:31 PM
Hist?ria sem fim... VictorCoelho SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) 6 07-07-2009 02:27 PM
Um pouco de Hist?ria - Facas integrais Carlos Goulart SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) 40 09-14-2006 08:04 PM
Sorocabanas - A Hist?ria. cabete SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) 3 06-07-2005 11:14 AM
A Hist?ria do Katana codignoli SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) 6 12-23-2004 04:51 AM


All times are GMT -5. The time now is 12:20 PM.




KNIFENETWORK.COM
Copyright © 2000
? CKK Industries, Inc. ? All Rights Reserved
Powered by ...

Powered by vBulletin® Version 3.8.4
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
The Knife Network : All Rights Reserved