MEMBER ITEMS FOR SALE
Custom Knives | Other Knives | General Items
-------------------------------------------
New Posts | New PhotosAll Photos



Go Back   The Knife Network Forums : Knife Making Discussions > Knife Organizations and Club Boards > SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros)

SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) Everything about Brazilian custom knives and knifemakers - this is the official forum for the "Sociedade Brasileira de Cuteleiros". "O forum oficial da Sociedade Brasileira De Cuteleiros - tudo sobre o mundo da Cutelaria Artesanal no Brasil!"

Reply
 
Thread Tools Display Modes
  #31  
Old 05-08-2012, 05:43 AM
Ricardo Lala's Avatar
Ricardo Lala Ricardo Lala is offline
Moderator
 
Join Date: Jul 2002
Location: P. Prudente-Brazil
Posts: 1,016
Post

Pessoal,
O que aconteceu neste caso foi o seguinte: o tal Marcelo comprou estas ditas facas, teve problemas com o dito cuteleiro e se inscreveu no forum apenas para "por press?o" no caso, ele s? usurpou este espa?o, fosse um membro cadastrado a mais tempo e ativo, dando para a comunidade e recebendo em troca isto teria ocorrido? O problema est? sendo discutido por causa de um "estranho no ninho", que nunca se deu ao trabalho de compartilhar suas coisas boas e vindo fazer sua inscri??o apenas no dia que postou precisando de ajuda, n?o absolvo o cuteleiro, mas tenho certeza que se fosse a um membro ativo e "postante" iria pensar mil vezes na for?a que tem a comunidade, antes de "enrolar o cliente, a? sim seria execrado e exclu?do, portanto o maior valor do que estamos discutindo aqui n?o ? este caso, e sim a for?a que tem nosso f?rum, pois mesmo sem identificar parece que ele recebeu suas facas ou a grana de volta....
A teoria de reputa??o funciona mas tem alguns problemas, o custo seria um deles, para se instalar um sistema deste ter?amos que contribuir mensalmente, e nem sei ao certo se este software comporta tal aplicativo.
Acredito eu que este fato foi muito ?til sim, a todos, os clientes podem ficar mais seguros que tem um espa?o para denunciarem e reclamarem seus direitos, os cuteleiros um respaldo contra poss?veis clientes ruins e a certeza que se pisarem na bola, n?o sair?o impunes, nem vendedor, nem comprador!
Abra?os afiados


__________________
Ricardo Lala
Korth Knives
http://www.ikbsknifetech.com
korthknives@terra.com.br

Last edited by Ricardo Lala; 05-08-2012 at 05:47 AM.
Reply With Quote
  #32  
Old 05-08-2012, 11:35 AM
leofonte leofonte is offline
Skilled
 
Join Date: Jan 2006
Location: Campinas - S?o Paulo - Brasil
Posts: 315
Lala,

A ideia de tentar por a culpa no cliente me parece absurda. Empresas picaretas ? que agem desta forma. Empresas s?rias reconhecem o problema, admitem o erro, desculpam-se e tentam reparar os danos causados.

Pelo seu email, posso entender que: qualquer cliente novo que tenha problemas ao adquirir um produto de um participante do f?rum (cuteleiro ou n?o), n?o deveria se cadastrar para reclamar somente para tentar resolver o problema.

Acho que este n?o deveria ser o comportamento da comunidade participante do f?rum. N?o ? isto o que vemos em f?runs internacionais. Acredito que o f?rum tenha centenas, sen?o milhares de visitantes, que nunca se cadastraram, nunca postaram uma mensagem, mas acompanham as discuss?es, as carreiras de cuteleiros e fornecedores.

Se h? um problema num processo de venda ele precisa ser resolvido e a comunidade tem que ser solid?ria com a v?tima. E n?o tentar desqualific?-la porque ?? novo no f?rum?, ?n?o postou o nome do cuteleiro?, etc.

No momento em que o f?rum (a comunidade) criou uma sec??o para venda de materiais, facas, etc. precisamos estar preparados para lidar com situa??es complexas e delicadas, envolvendo cliente e fornecedores.

Embora o problema citado pelo Marcelo n?o deva ter surgido na sec??o de an?ncios. Existe a possibilidade de acontecer problemas e a comunidade ter? que se pronunciar independentemente de quem seja o comprador ou vendedor. Quer ele seja um membro ativo ou n?o.

Abra?os

Leo
Reply With Quote
  #33  
Old 05-08-2012, 11:35 AM
TOGUN's Avatar
TOGUN TOGUN is offline
Skilled
 
Join Date: Aug 2006
Location: Brazil
Posts: 595
"Como podemos julgar algu?m sem prova alguma, somente com o relato de uma pessoa que usou esse canal uma ?nica vez....e que ningu?m aqui conhece!
Se o t?pico sumiu, foi por que a coisa n?o era bem assim! Pelo menos ? o que parece ter acontecido...
"

Bem, se a coisa n?o era bem essa, porque ent?o a pessoa acusada n?o contestou? Deixou rolar? N?o quis se incomodar? Ou n?o teve argumentos para contestar?

Como foi dito, quem leva o ferro ? a classe dos cuteleiros artesanais, pois vai ser pr?julgada por causa do procedimento de um. ? sempre assim, uma classe inteira paga pelo mau procedimento de um integrante.

Minha s?bia av?zinha j? dizia: "quem n?o tem compet?ncia n?o se estabelece".


__________________
TOGUN
Belo Horizonte
Reply With Quote
  #34  
Old 05-08-2012, 11:52 AM
leofonte leofonte is offline
Skilled
 
Join Date: Jan 2006
Location: Campinas - S?o Paulo - Brasil
Posts: 315
Gerson,

De certa forma compartilho com a sua opini?o. Isto seria algo pass?vel de ser feito num pa?s s?rio onde a justi?a funciona. Infelizmente, ao meu ver, n?o ? o caso do Brasil.

Aqui, ? comum o bandido processar a v?tima. No presente caso, entendo a situa??o da v?tima que n?o quis expor completamente o cuteleiro e tentou minimizar os danos ap?s chegar a um acordo.

Por outro lado, penso que errar ? humano. Todos estamos sujeitos a erros. Se o cuteleiro, se apresentasse, reconhecesse o problema, se desculpasse e reparasse o dano (como j? deve ter feito) creio que teria o apoio de todos e sairia fortalecido.

Embora a inten??o do Marcelo tenha sido boa, o simples apagar do post, dep?e contra todos, vitima, cuteleiro, comunidade.

Abra?os

Leo


Quote:
Originally Posted by Gerson View Post
Ol? Facantes

Neste epis?dio tenho uma observa??o a fazer:
Algumas pessoas, por dedu??es, parecem saber quem ? o cuteleiro enrol?o, como eu n?o sou dedutivo e n?o conhe?o nem a metade de quem aparece por aqui, eu preciso de mais informa??es, eu gostaria sim de saber quem ? o cara, sem c?digos, sem m?scaras, sem dedu??es, somente a com verdade. Algo como: NO DIA TAL, DO M?S TAL DESTE ANO EU COMPREI TANTAS FACAS DO CUTELEIRO FULANO , PAGUEI A IMPORT?NCIA DE TANTOS REAIS E AT? AGORA N?O RECEBI NADA. AS ALEGA??ES DO CUTELEIRO PARA N?O ENTREG?-LAS S?O TAIS E TAIS MAS N?O ME CONVENCERAM, ETC, ETC,..... Qual ? o pecado dessa den?ncia? Eu mesmo respondo: S? ? PECADO SER FOR UMA DENUNCIA MENTIROSA. E sendo mentira o feiti?o vira contra o feiticeiro, em outras palavras o cuteleiro acusado revidar?. Ent?o como n?o tem o nome do enrol?o eu n?o sei se essa hist?ria ? verdadeira, e se for uma denuncia verdadeira, pela falta do nome O ENROL?O EST? PROTEGIDO NO ANONIMATO. E do epis?dio fica o dito pelo n?o dito e os cuteleiros honestos e bem intencionados saem chamuscados. ? justo?
Reply With Quote
  #35  
Old 05-08-2012, 12:12 PM
Bertaglia Bertaglia is offline
Member
 
Join Date: Jan 2011
Location: Pen?polis/SP
Posts: 10
Quote:
Originally Posted by leofonte View Post
Lala,

A ideia de tentar por a culpa no cliente me parece absurda. Empresas picaretas ? que agem desta forma. Empresas s?rias reconhecem o problema, admitem o erro, desculpam-se e tentam reparar os danos causados.

Pelo seu email, posso entender que: qualquer cliente novo que tenha problemas ao adquirir um produto de um participante do f?rum (cuteleiro ou n?o), n?o deveria se cadastrar para reclamar somente para tentar resolver o problema.

Leo
Rick, confesso que, desde que li sua postagem, fiquei com vontade de dizer isso, mas tive receio de ser mal compreendido. Agora que o L?o, que ? membro velho da casa, j? disse, venho apenas apoiar as palavras dele.

Outro coment?rio que gostaria de fazer ? que por 2 ou 3 vezes os amigos se referiram ao Marcelo como "esse tal de Marcelo", e isso, a meu ver, tamb?m d? a impress?o de desqualific?-lo, sei que pode ter sido involunt?rio e apenas for?a de express?o ao se referi a algu?m que n?o se conhece, mas de qualquer forma, fica uma impress?o ruim sobre ele. Como o L?o disse a? acima, o fato dele ser novo no f?rum n?o diz que n?o tenha cr?dito para reclamar.

Pessoal, gostaria de deixar claro que n?o tenho inten??o de me meter nas decis?es do f?rum ou da SBC, pois quase n?o participo do f?rum e n?o sou membro da SBC, estou apenas dando minha opini?o como forista, consumidor e convivente do meio cuteleiro.

Abra


__________________
Sauda??es Fraternais!
Reply With Quote
  #36  
Old 05-08-2012, 02:50 PM
cabete's Avatar
cabete cabete is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Jul 2002
Location: Ribeir?o Preto - SP - Brasil
Posts: 3,280
Angry E eu perd? tudo isto???

Semana passada estive trabalhando em S?o Luiz no Maranh?o e ? noite d?-lhe peixes, cerveja e tequilas que a Tia Beth agradece... Aconteceu que n?o v? nada disto!

Apesar de n?o ter visto creio que sei de tudo pois tempos atr?s algu?m, provavelmente este Marcelo, um professor, mandou-me e-mail com c?pia a um cuteleiro conhecido de todos n?s. Estava ele tentando usar-me como ferramenta de press?o sobre este cuteleiro.
Segundo o relato d?le o caso ? antigo, fazem anos que a compra foi realizada e o produto n?o foi entregue.

Minha resposta a este professor foi a de que se fosse comigo eu j? teria ligado pra pessoa e lhe dito pra ficar com a grana como uma doa??o, uma esmola que fosse, e que n?o deveria mais fazer a tal pe?a objeto da compra pois eu iria esquecer do assunto. Estas coisas desgastam, ficar anos remoendo um assunto destes ? um problema s?rio pois quando tudo se acerta d? sindrome de abstin?ncia! O cara come?a a contratar pedreiro e pintor e pagar tudo adiantado, ? claro que ir?o cair fora antes de terminar a obra, pagar funilaria adiantado e por a? vai... tudo pra conseguir novamente uma situa??o destas pois acostuma-se a destilar o fel contra o contratado e com tudo resolvido come?a a ver bichos que nem alcoolatra sem ?lcool.

Eu n?o creio que devamos fazer qualquer coisa aqui no forum pois este forum n?o ? org?o de censura, tribunal de justi?a e nem conselheiro matrimonial. Aqui ? um local para discutirmos e evoluirmos principalmente tecnicamente.

Quantos cuteleiros com esta caracter?stica enrol?nica voc?s conhecem? Eu conhe?o s? dois dentre tantos que conhe?o. Adiciona a? mais um ou dois que n?o fazem facas mas artigos relacionados. Eles v?o se corrigir? Estejam certos que jamais! Isto para eles n?o ? algo ruim ou anti-?tico ou pecaminoso, consideram que isto ? normal, j? ouv? vendedor dizer que mentir em comercio n?o ? pecado, que pode ir comungar sem confessar...

Acho que o importante n?o ? conhecer os enrol?nicos e sim ter amizade com os corretos e legais pois os enrol?nicos n?o s?o amigos de ningu?m, s?o pessoas solit?rias apesar de cercados de gente. Ningu?m gosta que quando uma pessoa lhe olhe brilhem dois cifr?es nos olhos, igual ao Tio Patinhas. Eu quando me acerco de meus amigos quero estar desarmado de esp?rito, poder falar de coisas ?ntimas sem que o outro fique pensando uma forma de ganhar dinheiro com o que estou a lhe contar.

Este Marcelo veio aqui e nos usou. Mas n?o nos abusou, n?o rompeu nossas pregas, apenas nos usou como moeda de barganha se ? que conseguiu receber sua pe?a pois se recebeu apenas uma promessa o assunto pode voltar ? baila em breve. Eu, me conhecendo como acho que conhe?o, penso que agiria da mesma forma. Ou vou ?s ?ltimas consequ?ncias pelo que ? meu ou fa?o como disse no come?o: - deixo pra l?! E qu?.

Vamos tocar em frente que atr?s vem gente e se algum dia nos encontrarmos e as cervejas que pagarem for das boas posso lhes dar detalhes desta e de outras hist?rias dos enrol?nicos pois uma boa fofoquinha tamb?m d? muito assunto!


__________________
Marcos Soares Ramos Cabete
kbt@brascopper.com.br
Ribeir?o Preto-SP - Brasil
Reply With Quote
  #37  
Old 05-08-2012, 02:59 PM
Valmirjunior Valmirjunior is offline
Member
 
Join Date: Apr 2012
Location: Araras - SP
Posts: 22
Com cerveja o assunto muda kkkkkkkkkkkkkkkkk.

Qual era o assunto mesmo???????
Reply With Quote
  #38  
Old 05-08-2012, 03:48 PM
NAGIB ABDANUR NAGIB ABDANUR is offline
Skilled
 
Join Date: Jul 2005
Location: BRASILIA
Posts: 520
? isso mesmo Cabete, uma fofoquinha d? sempre muito assunto e ? pura divers?o, kkkk.
Pena que vc perdeu o furdun?o.

Abra?os
Reply With Quote
Reply

Tags
abs, auto, ca?a, curso, cutelaria, material, post, sbc, software, tanto


Currently Active Users Viewing This Thread: 1 (0 members and 1 guests)
 
Thread Tools
Display Modes

Posting Rules
You may not post new threads
You may not post replies
You may not post attachments
You may not edit your posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is On

Forum Jump

Similar Threads
Thread Thread Starter Forum Replies Last Post
[OFF TOPIC] Por que nossos cuteleiros n?o utilizam PayPal? leomartins SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) 18 07-29-2011 08:21 PM
Integral....ado?ando os olhos! VictorCoelho SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) 38 12-22-2008 05:45 AM
Vamos agitar!... VictorCoelho SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) 38 11-20-2008 02:44 PM
Fotos para alegrar os olhos. cabete SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) 0 06-12-2003 08:31 AM
Vamos ao trabalho Jos? Marcio Cam SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) 14 07-17-2002 12:30 PM


All times are GMT -5. The time now is 06:50 PM.




KNIFENETWORK.COM
Copyright © 2000
? CKK Industries, Inc. ? All Rights Reserved
Powered by ...

Powered by vBulletin® Version 3.8.4
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
The Knife Network : All Rights Reserved