MEMBER ITEMS FOR SALE
Custom Knives | Other Knives | General Items
-------------------------------------------
New Posts | New PhotosAll Photos



Go Back   The Knife Network Forums : Knife Making Discussions > Knife Organizations and Club Boards > SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros)

SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) Everything about Brazilian custom knives and knifemakers - this is the official forum for the "Sociedade Brasileira de Cuteleiros". "O forum oficial da Sociedade Brasileira De Cuteleiros - tudo sobre o mundo da Cutelaria Artesanal no Brasil!"

Reply
 
Thread Tools Display Modes
  #1  
Old 03-30-2007, 06:17 AM
Gerson's Avatar
Gerson Gerson is offline
Skilled
 
Join Date: Oct 2006
Location: Campina Grande - PB
Posts: 741
Grava??o em metais

Caros fazedores de facas

A Cintia de Brasilia (colega da 4?urma de Curso - OUT 2006) me disse que era poss?vel fazer grava?oes em metais substituindo ?gua r?gia por percloreto de ferro. Vejam duas vers?es da t?cnica. Uma escrito ? m?o, outra com uso da serigrafia. O que voc?s acham?
Penso que d? pra ir longe.


Assinando ? m?o livre sobre um filme de parafina.


Fazendo uma impress?o negativa com serigrafia.

Abra?os
Reply With Quote
  #2  
Old 03-30-2007, 06:19 AM
callega's Avatar
callega callega is offline
Banned
 
Join Date: Jul 2002
Location: Bento Goncalves RS Brasil
Posts: 1,904
Ola, tente verificar um post antigo chamdo GRAVACAO>.
Pelo que percebi, tivestes problemas de isolacao da superficie. Tivestes alguns ataques indesejados nas laterais..
Reply With Quote
  #3  
Old 03-30-2007, 06:52 AM
Fabiosniper's Avatar
Fabiosniper Fabiosniper is offline
Enthusiast
 
Join Date: Jun 2006
Location: Joinville - SC - Brasil
Posts: 58
Intrometendo

Esse ataque nas laterais certamente foi provocado pelas reticulas formadas pela tela de serigrafia que ? de tecido e sempre fica com os contornos microserrilhados.

Em sempre uso percloreto para as minhas grava??es, as que fis at? hj foram escritas ou desenhadas a m?o, mas eu uso o betume como base, ele ? mais macio que a parafina, fica mais f?cil de riscar.

Mas desconhe?o melhor processo que o fotoquimico para esse tipo de grava??o, ele n?o deixa as reticulas que a serigrafia deixa....

Sauda??es


__________________
Fabio Souza

Joinville - SC - Brasil

E-mail e msn: fabiosniper@bol.com.br
Reply With Quote
  #4  
Old 03-30-2007, 06:53 AM
callega's Avatar
callega callega is offline
Banned
 
Join Date: Jul 2002
Location: Bento Goncalves RS Brasil
Posts: 1,904
E tu tens encotnrado os resist pra vender no mercado???
Reply With Quote
  #5  
Old 03-30-2007, 07:12 AM
Afonso's Avatar
Afonso Afonso is offline
Master
 
Join Date: Jan 2005
Posts: 778
Send a message via MSN to Afonso
Inntrometido 2

Eu tenho , alem do betume, uma resina acr?lica usada para dar brilho p?s aplica??o da tinta novacor. Uso 50/50.....vantagem: seca o betume rapidinho e ajuda a formar um filme homog?neo
Reply With Quote
  #6  
Old 03-30-2007, 10:34 AM
callega's Avatar
callega callega is offline
Banned
 
Join Date: Jul 2002
Location: Bento Goncalves RS Brasil
Posts: 1,904
As tecnicas sao muitas, bem como os materiais a usar..
Pessoalmente, prefiro a cera negra com pixe.. ? facilde trabalhar e razoavelmente facild eaplicar.. Principalemnte guenta bem o ataque acido. Alguns resist tendem a desprender depois de muito ataque..
Ou enao encavapor baixo do reisist..
Reply With Quote
  #7  
Old 03-30-2007, 11:05 AM
Gerson's Avatar
Gerson Gerson is offline
Skilled
 
Join Date: Oct 2006
Location: Campina Grande - PB
Posts: 741
Ei F?bio
Voc? usa o betume puro ou mistura com cera de abelha? E outra coisa, o que ? RESIST?
A resina acrilica ? o tal do liquibrilho?
Reply With Quote
  #8  
Old 03-30-2007, 01:12 PM
Afonso's Avatar
Afonso Afonso is offline
Master
 
Join Date: Jan 2005
Posts: 778
Send a message via MSN to Afonso
sim Gerson, ? aquela que d? brilho na novacor

abra?os
Reply With Quote
  #9  
Old 03-30-2007, 01:21 PM
callega's Avatar
callega callega is offline
Banned
 
Join Date: Jul 2002
Location: Bento Goncalves RS Brasil
Posts: 1,904
resist ? o que tu coloca pra resistir ao acido.
Eu nao uso mais betume..
Reply With Quote
  #10  
Old 03-30-2007, 02:02 PM
danieleuroset danieleuroset is offline
Enthusiast
 
Join Date: Oct 2006
Location: Brasil - Rio Grande-RS
Posts: 80
Eu fiz uma grava??o perfeita por?m, muito demora, fiz da seguinte forman?o entendo nada de eletr?nica, mas acho que ? assim que funciona, desculpem se trocar a ordem das coisas)
Usando aqueles bridge, passei a corrente 127V alternada para cont?nua, reduzi para 25V com um trafo, uma garra ficou na l?mina e outra presa ? um peda?o de lat?o...(fiz uma m?scara)cobri a l?mina com um peda?o de fita isolante e na fita isolante recortei com o estilete o desenho que queria, me sertifiquei que a dist?ncia entre o lat?o e a l?mina n?o estivesse a ponto de se tocarem e liguei o neg?cio...levou de 30 a 40 min e fez uma marca perfeita, por?m muito sutil...falta ajustar alguma coisa...mas a faca est? na lida di?ria por mais de 4 meses, lavo direto com um scot brit e a marca n?o sai...consegui acelerar o processo com ?gua e sal saturado mas a coisa come?a a ferver...o trafo ronca...ai desisti..fiquei com receio de por fogo na casa ehhaheh. Outro dia imporvisei com um carregador de celular, s? cortei o fio, coloquei duas garrinhas, uma na l?mina, outra no cotonete molhado com sal saturado, gravou legal, e r?pido, mas a minha m?scara ficou horr?vel, esse do carregador grava com uma cor parecida com a primeira foto do Gerson Bragagnoli acima e n?o oxidou nem ficando ?mida.

-->>Callega, esse neg?cio de gravar sem encostar na l?mina, se deve ao salto de el?trons ou coisa parecida? como ocorre isso, existe alguma maneira de corrigir esse meu gravador(na verdade ? um mecanismo que um amigo meu fez para ativar e desativar a resist?ncia de meu aqu?rio e o bimet?lico do termostato do aqu?rio deveria ativar a gambiarra, juntei os fios e usei como gravador...ahhah)

ABra
Reply With Quote
  #11  
Old 03-30-2007, 05:01 PM
callega's Avatar
callega callega is offline
Banned
 
Join Date: Jul 2002
Location: Bento Goncalves RS Brasil
Posts: 1,904
Bueno che, se tu colocou a ponte retificadora antes do trafo, me ensina que eu vo ficar rico.. Tu colocou o transformador, depois na saida de 25 volts tu colocou a ponte retificadora..
Tu podes tentar fazer um tipo de um carimbo pra colocar sobre o desenho.. Pega um toquinho, coloca um metal condutor (no processo eletroquimico vai um peda?o de grafite), por cima coloca um pedaco de Pheltro.. Ai umidece o pheltro com a solucao.. Eu ja tentei acelerar o processo do percolreto com eletricidade, funciona.
Qto a fisica por tras disso, nao tenho conhecimento profundo.. ? na famiglia da galvanoplastia.. Com cerveja exite uma migrasson de eletrons ai..
Reply With Quote
  #12  
Old 03-30-2007, 08:15 PM
Marcial Marcial is offline
Skilled
 
Join Date: May 2006
Location: Bs. As. Argentina
Posts: 540
Existem os ?vinilos? uma esp?cie de pl?stico auto adhesivo que tem as casas de gr?fica, se usam muito em letras para vitrina de lojas, usam um sistema de corte das letras dirigido por computador, ?plotter?, pois bem, com o Javier mandamos fazer estes vinilos do tamanho da nossa marca, + ou- 1.5 x 0.5 mm, se grudam no lugar e com uma agulha Javier tira o que deve deixar o a?o exposto e vai o ?cido, nao tem erro. A limita?ao ? a complexidade e tamanho do desnho


__________________
Las bolas, cuchillo y lazo/ en este pa?s infiero/ que mucho m?s que el dinero/para comer son del caso/ pues si a alguno que de paso/se le antoja alguna res/ la bolea por los pies/ el lazo le echa al cuello/ entra el cuchillo a deg?ello/ y se la come despu?s.
http://photobucket.com/cuchillosvds
Reply With Quote
  #13  
Old 03-31-2007, 04:46 AM
callega's Avatar
callega callega is offline
Banned
 
Join Date: Jul 2002
Location: Bento Goncalves RS Brasil
Posts: 1,904
Si, Los Vinilos .. Muy buenos para pesca de trairas e bass..
Reply With Quote
  #14  
Old 04-02-2007, 06:55 AM
Fabiosniper's Avatar
Fabiosniper Fabiosniper is offline
Enthusiast
 
Join Date: Jun 2006
Location: Joinville - SC - Brasil
Posts: 58
Oi G?rson.

Eu uso o betume puro, uso aquele de artesanato, da acrilex seca em uns 5 a 10 min.

Sauda??es


__________________
Fabio Souza

Joinville - SC - Brasil

E-mail e msn: fabiosniper@bol.com.br
Reply With Quote
Reply


Currently Active Users Viewing This Thread: 1 (0 members and 1 guests)
 

Posting Rules
You may not post new threads
You may not post replies
You may not post attachments
You may not edit your posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is On

Forum Jump


All times are GMT -5. The time now is 05:40 AM.




KNIFENETWORK.COM
Copyright © 2000
? CKK Industries, Inc. ? All Rights Reserved
Powered by ...

Powered by vBulletin® Version 3.8.4
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
The Knife Network : All Rights Reserved