MEMBER ITEMS FOR SALE
Custom Knives | Other Knives | General Items
-------------------------------------------
New Posts | New PhotosAll Photos



Go Back   The Knife Network Forums : Knife Making Discussions > Knife Organizations and Club Boards > SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros)

SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) Everything about Brazilian custom knives and knifemakers - this is the official forum for the "Sociedade Brasileira de Cuteleiros". "O forum oficial da Sociedade Brasileira De Cuteleiros - tudo sobre o mundo da Cutelaria Artesanal no Brasil!"

Reply
 
Thread Tools Display Modes
  #1  
Old 08-04-2002, 05:01 PM
Josu?H.M.Araujo's Avatar
Josu?H.M.Araujo Josu?H.M.Araujo is offline
Master
 
Join Date: Jul 2002
Location: Americana - SP - Brazil
Posts: 898
Thumbs up Bainhas, couro , couros, madeira ou Kydex

Desde a primeira faca houve esse assess?rio a bainha ou bolsinha para transportar com segura?a e conforto.
Aos amigos, clientes, e cuteleiros tambem amigos deixo aberto este espa?o.
Para que possamos aprender mais, pois numa faca custom nenhum detalhe de ve ser negligenciado.
Estou procurando uma receita para curtir couro de jacar? ou de cobra.
Abra?os.
Josu

Last edited by Ricardo Lala; 01-13-2003 at 11:00 AM.
Reply With Quote
  #2  
Old 08-04-2002, 05:13 PM
R.Sfreddo R.Sfreddo is offline
Skilled
 
Join Date: Aug 2002
Location: Porto Alegre,Brazil
Posts: 373
Josu?,Josu?... Cuidado com o IBAMA... Isso d? cadeia(e sem direito ? fian?a) Um abra?o.
Reply With Quote
  #3  
Old 08-04-2002, 06:00 PM
Jos? Marcio Cam's Avatar
Jos? Marcio Cam Jos? Marcio Cam is offline
Skilled
 
Join Date: Jul 2002
Location: Rio de Janeiro
Posts: 413
Kydex

Tenho feito algumas bainhas em kydex e com rela??o ao molde est?o razo?veis, mas est?o arranhando as l?minas. J? ouvi que algumas pessoas colocam feltro no interior, algu?m sabe como fazer esse ajuste.

Jos? Marcio Camacho
Rio de Janeiro - Brasil
Reply With Quote
  #4  
Old 08-04-2002, 06:22 PM
Josu?H.M.Araujo's Avatar
Josu?H.M.Araujo Josu?H.M.Araujo is offline
Master
 
Join Date: Jul 2002
Location: Americana - SP - Brazil
Posts: 898
Sfredoooo!
Eu ganhei de um amigo meu que ? fiscal do Ib....
Os bichinhos tinham sido atropelados , tambem, ia deixar i couro estragar???.
Mas valeu, o proximos eu pesso o certificado de origem, e o selo do criatorio autorisado do IBAMA.


Como est? o mestre Edinho, e o Dorneles, A turminha de PoA. esta boa.
Qual a receita para curtir na cal, como vo?s fazem??
Valeu o Aviso . Mas ainda assim gostaria de saber a receita.
Um grande abra?o.
Josu? H.M. Araujo.


Perguntar, Querer saber n?o ? Crime.
Reply With Quote
  #5  
Old 08-04-2002, 06:48 PM
R.Sfreddo R.Sfreddo is offline
Skilled
 
Join Date: Aug 2002
Location: Porto Alegre,Brazil
Posts: 373
Josu?,aqu? no sul n?s n?o curtimos o couro,n?s compramos ele j? curtido O Luciano est? bem,j? comprou um computador e em seguida dever? estar aqu? tamb?m. Agora se voc? quiser saber not?cias do Edinho,? melhor perguntar para outra pessoa. Um abra?o.
Reply With Quote
  #6  
Old 08-04-2002, 06:57 PM
Josu?H.M.Araujo's Avatar
Josu?H.M.Araujo Josu?H.M.Araujo is offline
Master
 
Join Date: Jul 2002
Location: Americana - SP - Brazil
Posts: 898
Ta OK!!!!!

Novas Sauda??es.
Reply With Quote
  #7  
Old 08-04-2002, 08:32 PM
ikoma ikoma is offline
Enthusiast
 
Join Date: Jul 2002
Posts: 93
Camacho

Eu uso veludo ao inv?s de feltro, n?o precisa ser um peda?o grande, eu uso um peda?o do tamanho de uma tampinha de cerveja, pois assim se a bainha molha ? bem mais r?pido de secar o veludo. Voc? vai precisar fazer a bainha um pouco mais folgada pra poder colar o veludo, pra colar o veludo eu uso super bonder.
Reply With Quote
  #8  
Old 08-04-2002, 08:48 PM
Jos? Marcio Cam's Avatar
Jos? Marcio Cam Jos? Marcio Cam is offline
Skilled
 
Join Date: Jul 2002
Location: Rio de Janeiro
Posts: 413
Kydex

Ikoma,
Gostei da dica. Esse tipo que voc? usa ? para as bainhas de duas partes, correto? E para os casos em que ela ? feita em uma pe?a ?nica a super bonde aguenta a temperatura?

Jos? Marcio Camacho
Rio de Janeiro - Brasil
camacho@imagelink.com.br
Reply With Quote
  #9  
Old 08-05-2002, 07:18 PM
Ferrari Ferrari is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Jul 2002
Location: Pirassununga - SP / Brazil
Posts: 2,656
Caro amigo Josu?, excelente t?pico o seu. Estou devendo mandar umas facas para vc fazer aquelas bainhas que te falei por e-mail.

Quanto ao Kydex, hoje terminei uma bainha que estava fazendo pra uma neck knife. O Ikoma, eu usei o forno da v?ia mesmo!
Reply With Quote
  #10  
Old 08-05-2002, 09:03 PM
Josu?H.M.Araujo's Avatar
Josu?H.M.Araujo Josu?H.M.Araujo is offline
Master
 
Join Date: Jul 2002
Location: Americana - SP - Brazil
Posts: 898
Wink

Oi!!!
Ferrari como est?, como esta o mais novinho da familia, espero que esteja tudo nos conformes.
N?o precisa se preocipar, estou guardando um lugar na minha agenda para as suas facas e dos demais amigos.Estou para-lhe mandar um E-mail com umas perguntinhas a respeito de 2 facas suas. Mas aqui o assunto ? outro.
Estou tentando fazer bainhas com Kydex tambem, alias j? tentei e n?o peguei o jeito.
Mas estou prestando bastante aten??o, e aprendendo bastante.Acho que logo vou acertar com as bainhas de kydex tambem. A faca que voc? me deu est? com uma coisa diferente. Fiz um tran?ado com couro cr? na empunhadura e estou fazendo uma bainha que mistura couro Cru com outros tipos de couro. mas mantem o look militar.
Pode me avisar quando aquele seu amigo chegar aqui no tg 02-045 que irei recepciona-lo e ajudar no que puder.
Abra?os
Josu
Reply With Quote
  #11  
Old 08-06-2002, 08:25 PM
Ferrari Ferrari is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Jul 2002
Location: Pirassununga - SP / Brazil
Posts: 2,656
Caro Josu?, por aqui est? tudo bem, a Marianna mama, chora e faz coc?!

Realmente leva um pouco de tempo para pegar o jeito do Kydex. O Ikoma e o Ivan que o digam, pois toda hora estava enchendo o saco deles. Um abra
Reply With Quote
  #12  
Old 08-07-2002, 11:53 PM
Josu?H.M.Araujo's Avatar
Josu?H.M.Araujo Josu?H.M.Araujo is offline
Master
 
Join Date: Jul 2002
Location: Americana - SP - Brazil
Posts: 898
? quem sabe ensina.
Mesmo que as vezez de mau humor...
Para falar a verdade ? charminho de uns, mas n?o de todos.
Tigrada, como diz o Jean...
Quem quer ser mestre, deve ser eterno aprendiz e nunca ter a preten??o de dizer que prendeu tudo, n?!!!
Nesta tersa e quarta e quarta veio parar em minhas m?os, um coldre e uma bainha que foram de um boina azul , do corpo de paz da ONU.
Eu olhei o couro do coldre, bem marcado do uso. Essa viu guerra. Suez, Egito, Palestina. Bom ...
Ocouro estava flexivel com um toque humido mas sem estar oleoso. Virei para o meu cliente...
:confused:
Que raio de coisa passaram nesse coldre e bainha.
Para a minha surpresa ele respondeu...
Silicone sirurgico, desses que hoje esta proibido para uso m?dico.
Para mim essa ? nova. vai para o caderninho de notas.
Quem ja sabia dessa devia ja ter contado, N?!!!
Nervo de boi no lombo dele.
Fuiiii!!!!!!:evil
Reply With Quote
  #13  
Old 08-09-2002, 09:28 PM
Josu?H.M.Araujo's Avatar
Josu?H.M.Araujo Josu?H.M.Araujo is offline
Master
 
Join Date: Jul 2002
Location: Americana - SP - Brazil
Posts: 898
Cool Morcegando Ideias Morcegando

A um tempinho atraz fiquei admirado do com o trabalho de dois cuteleiros, que tiveram a ideia de me encomendar umas bainhas.
Depois de abrir o sedex. Fiquei a obsevar os detalhes,a simetria das laminas, a suavidade e agrecividade das linhas. A praticidade do projeto ( seu design ) .
Por um tempo todos os pensamentos estavam unidos como se aquela faca pudesse falar...
O bilhete do cliente me guiando na condu??o do design da bainha.
Primeiro a forma basica , depois a escolha do couro. Um boi inteiro
para escolher. Do lombo, da barriga ( que ? sempre mais macio ) , ou dali proximo de onde eram as pernas ( mais duro e aspero e mais vincado) ou ent?o da parte que foi o pesco?o...
Este aqui foi um nelore , a textura e as poucas marcas de carraparo e outros incomodos da vida nas invernadas , de onde ?o sei...
Corta , marca , desenha , swivel knife em a??o, observa , ferramentas e martela. Entalha, bate , modela , marca, swivel nos detalhes...
Os minutos viram horas, o bater ritimado do martelo vai marcando o tempo. Um dia passa e a bainha ainda n?o esta perto de estar pronta...
Dia seguinte...
Pronta, a faca vai vesti-la . Perfeita, sob medida e ao mesmo tempo resistente e bela .
As facas custon de meus amigos , forjadas ou n?o, guardam a mistica e as historias , um pouco da alma de quem as fez e sonhou sua forma final e uso. As bainhas que fiz para elas ...
Um vez acabadas ser?o parte dessa alma e das historias que o usuario faca e humilde bainha v?o viver.

Turminha neste mesmo forum achei a resposta de minha pergunta
Os colegas N. Americanos est?o dando a dica , para curtir pele de cobra, usam esopar a pele em ante congelante, Etileno Glicoll. Agora ? arrumar isso em alguma loja de autope?as.

Last edited by Josu?H.M.Araujo; 08-14-2002 at 08:04 PM.
Reply With Quote
  #14  
Old 10-14-2002, 01:53 PM
Jose K. Jose K. is offline
Registered
 
Join Date: Oct 2002
Posts: 3
Curtir couro

Josue
Com esta mensagem estou estreando nesta lista.
Tem uma tecnica para curtir couro, com mamiferos funciona, com couro de cobra tentei 2 vezes e so uma funcionou.
Em 1 litro de agua dilua bem uma colher de sopa cheia de sal e outra igual de alumem de potacio (pedra umem - tem em qualquer farmacia) em po. Deixe o couro nesta solu?ao por 2 dias, retire e livre o couro da gordurinha que sobrou e qualquer outra impuraza. Mergulhe por mais 2 dias, retire e deixe secar a sombra, quando estiver quase seco eh hora de manusear o couro para "quebrar" as fibras (ele via ficando branco na parte de dentro) e ficar mais macio, para isto eu esfrego numa quina arredondada (no caso da cobra temos que tomar cuidado para nao soltar as escamas). Se continuar duro, lixe.
Agora uma pergunta:voce sabe onde posso encontrar aquele "grampo" que prende a bainha ao cinto ?
Abra?os
Krausche
Reply With Quote
  #15  
Old 10-14-2002, 03:13 PM
Josu?H.M.Araujo's Avatar
Josu?H.M.Araujo Josu?H.M.Araujo is offline
Master
 
Join Date: Jul 2002
Location: Americana - SP - Brazil
Posts: 898
Thumbs up Dificil Achar

Os clips para cinto ???
Dificil de aChar...
Mas dependendo da quantidade pode se encomendar em uma fabrica de molas e argolas de chaveiro.
Eu tenho o endere?o de uma aqui de Americana city, por coicidencia o dono ? meu conhecido.
Assim que eu achar o cart?o dele eu ponho o endere?o no suplys, Ta oK???
Praser em conhece- lo Jos?
E obrigado pela receita de curtimemto, sera usada e experimentada em breve.

Eu tenho alguns clips caso queira posso arrumar uns 10 . Do tipo "U " feito de a?o mola.


__________________
Josu? Homem de Mello Ara?jo
The Rebel Country Leathercrafts
Holsters, Sheaths , belts, custom maker
josuerebelcoleathercrafts.blogspot.com
josuerebelco@hotmail.com
josuerebelco@ig.com.br
cel fone oXX-19-8126-4025
fixo fone Home recados e contatos 19-3604-4991
Americana -S?o Paulo -Brasil

Last edited by Josu?H.M.Araujo; 10-14-2002 at 09:05 PM.
Reply With Quote
Reply

Tags
knife


Currently Active Users Viewing This Thread: 1 (0 members and 1 guests)
 
Thread Tools
Display Modes

Posting Rules
You may not post new threads
You may not post replies
You may not post attachments
You may not edit your posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is On

Forum Jump


All times are GMT -5. The time now is 09:40 AM.




KNIFENETWORK.COM
Copyright © 2000
? CKK Industries, Inc. ? All Rights Reserved
Powered by ...

Powered by vBulletin® Version 3.8.4
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
The Knife Network : All Rights Reserved