MEMBER ITEMS FOR SALE
Custom Knives | Other Knives | General Items
-------------------------------------------
New Posts | New PhotosAll Photos



Go Back   The Knife Network Forums : Knife Making Discussions > Knife Organizations and Club Boards > SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros)

SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) Everything about Brazilian custom knives and knifemakers - this is the official forum for the "Sociedade Brasileira de Cuteleiros". "O forum oficial da Sociedade Brasileira De Cuteleiros - tudo sobre o mundo da Cutelaria Artesanal no Brasil!"

Reply
 
Thread Tools Display Modes
  #46  
Old 02-25-2004, 03:53 PM
fernando.4f's Avatar
fernando.4f fernando.4f is offline
Enthusiast
 
Join Date: Oct 2003
Location: S?o Paulo - Jabaquara
Posts: 64
A?os - Classifica??o, Caracteristicas

Eu coloquei um link de um manual neste mesmo assunto l? no come?o, vc teve a oportunidade de baixar e ler ? o Capitulo 7 paginas 19 at? 29 fala sobre classifica??o (Martensilicos,Ferr?ticos, etc), caracteristicas (trabalho a frio, a quente,etc), fala sobre os elementos quimicos que d?o maior dureza, maior usinabilidade, e assim por diante, mostram como s?o as tranforma??es das caracteristicas conforme a altera??o quimica.

Uma coisa que aprendi ? que quanto mais sobre quimica e metalurgia voc? entender melhor, pois assim poder? escolher a correta mat?ria prima para suas cria??es.

Vou repetir o link :

http://www.anvilfire.com.br/manual/aco.zip

Leia, acredito que ser? importante, para mim foi.
0]


__________________
Fernando e Andrea
Anvilfire Brasil
http://www.anvilfire.com.br
Reply With Quote
  #47  
Old 02-25-2004, 05:00 PM
rsfjr's Avatar
rsfjr rsfjr is offline
Skilled
 
Join Date: Oct 2002
Location: Brasilia, Brazil
Posts: 626
Bom, a primeira coisa ? que eu sou muito tradicionalista nesse ponto, n?o gosto de a?o inox.
Depois, ? que para se realizar o tratamento t?rmico do a?o inox ? preciso aparelhagem especial, a primeira delas ? o tanque de nitrog?nio ? aproximadamente -100?C. E a maioria do pessoal que forja l?minas em inox(nem mesmo a Tramontina) sabe tratar o a?o inox devidamente, exceto os mestres-cuteleiros desse f?rum.
E tamb?m uma das ?nicas vantagens do a?o inox ? que ele n?o enferruja com facilidade, o que pode ser evitado com facilidade em qualquer l?mina de a?o carbono.
Mas a pior das coisas ?, que, como o a?o inox cont?m cromo, esse elemento n?o permite a alta forma??o de cristais martens?licos na t?mpera, assim n?o ? poss?vel obter a linha de t?mpera.


__________________
Obrigado,
Arakawa.

Bras?lia/DF

- O que seria a vida sem as forjas ? carv?o? -
Reply With Quote
  #48  
Old 02-26-2004, 11:18 AM
Ferrari Ferrari is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Jul 2002
Location: Pirassununga - SP / Brazil
Posts: 2,656
Dr wong

Cada cuteleiroa tem seus a?os preferidos. No caso do pessoal da forja, a escolha fatalmente recai sobre a?os carbono, f?ceis de forjar e temperar como o 5160, 52100, O1, etc.

J? o pessoal que trabalha com desbaste, que ? o caso por exemplo do Ricardo Lala, sua escolha ser? por a?os inox como 440C, BG 42, S30V, etc.

Nos dois casos, os equipamentos e ferramentas s?o um pouco diferentes. No caso dos a?os carbono, sua t?mpera ? 'facil de ser feita nas mais simples das forjas, enquanto os inox se n?o tiver um forno com controle r?gido de temperatura, o servi?o n?o vai sair bom.

Quanto ao desempenho acho que os dois a?os tem seus pr?s e contras: os carbono tem bons fios e f?ceis de temperar, mas enferrujam com facilidade, enquanto os inox n?o enferrujam, mas s?o dif?ceis de temperar. Al?m disso, existem inox de desempenho de corte excepcionais, como por exemplo o S30V da Crucible, primeiro a?o especialmente desenvolvido para cutelaria a ser produzido em larga escala.

Ali?s, a?o cir?rgico ? o velho conhecido 420.
Reply With Quote
  #49  
Old 02-26-2004, 11:32 AM
BrB's Avatar
BrB BrB is offline
Living Legend
 
Join Date: Sep 2003
Location: Brazil, Florian?polis SC
Posts: 1,599
Send a message via ICQ to BrB Send a message via MSN to BrB
Quote:
a primeira delas ? o tanque de nitrog?nio ? aproximadamente -100?C.
Conhe?o gente aqui em Floripa que faz um tratamento sub-zero decente com gelo seco. Na realidade o problema inox X Carbono ? mais uma quest?o de prefer?ncia do artes?o e do cliente e de fun??o da pe?a. Quanto a forjar inox essa ? uma outra discuss?o que j? deu pano pra muita muita manga, mas parece que s?o muito poucos aqueles que escolhem as ligas de inox para forjamento. N?o vamos confundir conforma??o com o forjamento que fazemos na cutelaria. Uma faca tramontina ? aquecida at? uma temperatura (que n?o sei exatamente, o Callega deve saber melhor) e depois desce a prensa fazendo o forjamento de uma vez s?. O stress que colocamos em uma pe?a com o nosso forjamento tradicional ? muito maior, a perda de carbono tamb?m, e todos os outros efeitos de v?rios aquecimentos acima e abaixo da temperatura de austenitiza??o.


__________________
Jeff Velasco

-------------------------------------------
Pesquise posts antigos antes de perguntar:
Use CKD Search
? mais r?pido e f?cil!
Reply With Quote
  #50  
Old 02-26-2004, 12:17 PM
rsfjr's Avatar
rsfjr rsfjr is offline
Skilled
 
Join Date: Oct 2002
Location: Brasilia, Brazil
Posts: 626
Exatamente,
? por isso que as facas da Tramontina s?o boas para cortar ar . Justamente porqu? elas n?o passam por um processo de forjamento e tratamento t?rmico descente, quanto mais se malha o a?o, melhor ele fica(claro, se souber tratar t?rmicamente bem), ? como sovar o p?o, quanto menos se sova o p?o pior fica seu sabor/consist?ncia.

Concordo plenamente com voc?, no aspecto de que o forjamento manual imp?e muito mais estresse ? l?mina, por?m um bom cuteleiro(se que j? sabes disso, s? para refor?ar) n?o s? sabe modelar bem o a?o como sabe trat?-lo termicamente. E ? isso que torna as l?minas artesanais "100x" melhores que as l?minas industrializadas:
Forjamento e tratamento t?rmico bom.

E se n?o me ingano, o gelo seco fica +- ? 80?C negativos, j? que ? o g?s carb?nico s?lido.


__________________
Obrigado,
Arakawa.

Bras?lia/DF

- O que seria a vida sem as forjas ? carv?o? -
Reply With Quote
  #51  
Old 02-26-2004, 06:23 PM
drwong drwong is offline
Enthusiast
 
Join Date: Feb 2004
Posts: 32
Send a message via ICQ to drwong
Parem o Mundo que eu quero descer!

Te?ricamente um choque t?rmico muito intenso n?o trinca o metal?? Como assim dar a t?mpera a -100 graus? (ou -80 no caso do gelo seco) isso n?o destruiria o lindo trabalho feito em a?o inox?

Mais uma pergunta. Velasco, como seu amigo consegue temperar por igual uma l?mina com gelo? j? pensei em v?rias maneiras, mas todas elas deixam algo em aberto para uma tempera desigual. N?o que eu v? me atrever a fazer isso agora, heheh ? que fiquei muito curioso mesmo (devido a minha experi?ncia recente com tempera hahah)

Ali?s, Viva mensagem n?mero 50!!! hehehehe quem sabe n?o chegamos a 100? Parab?ns a todos! e obrigado por me aturarem hehehe .
Reply With Quote
  #52  
Old 02-26-2004, 07:33 PM
callega's Avatar
callega callega is offline
Banned
 
Join Date: Jul 2002
Location: Bento Goncalves RS Brasil
Posts: 1,904
Qto a temperatura dfe conformacao no martelo, acho que era uns 900 e alguma coisa. Na epoca meu interesse era por robotica, cnc, clp, e diabos parecidos. Mas lembro da cor vermelho alaranjado das pecas de inox qdo saim do forno e um manipulador Pick and Place as apanhava. Reformei este manipulador. Ele apanhava da fporja eletrica alimentada por esteira, colocava no martelo de impacto, levava ate uma mesa rotatria que fazia a tempera, em continuo...
Qto ao zelo seco, basta clocar na acetona... Tem uma sequencia certa, nao sei qual vai vai primeiro.. Acho que o gelo na acetona.. Sei que se inverter as bolas, detona... Portanto estudem antes..
Qqer liquido com ponto de solidificacao abaixo do zelo seco funciona.. Oviamente a isotermia nao ? das melhores, mas dizem que funciona..
Nao tenho habilidade e equipamento pra trabalhar com inox.. ? sltamente temperamental..
Reply With Quote
  #53  
Old 02-27-2004, 05:46 AM
Ricardo Lala's Avatar
Ricardo Lala Ricardo Lala is offline
Moderator
 
Join Date: Jul 2002
Location: P. Prudente-Brazil
Posts: 1,016
Ol? colegas ( e Calega tb...)
Bem, em primeiro lugar, o choque t?rmico de uma pe?a da temperatura ambiente para os 100?C negativos representa uma varia??o de +- 125?C, e na tempera, acima dos 1000?C, em ?leo a 150?C, temos uma varia??o de 850?C, ent?o ele suporta, o que pode acontacer ? um ligeiro empenamento, mas isto pode ser contornado fazendo um pr?vio alivio de tens?es na pe?a antes de iniciar o congelamento, no forno a 120?C por uma hora.
E quanto ao que o Calega falou sobre a cor laranja do a?o inox, vale a pena lembrar que as cores do inox s?o diferente dos a?os convencionais, dado ao seu alto teor de ligas, o que varia muito de um a?o para outro.
E fica aqui tamb?m registrada uma observa??o, n?s estamos acostumados com a industria cuteleira nacional, que produz de acordo com as exig?ncias do mercado local, ou seja qualquer coisa serve..., mas ao olharmos acima um pouco, veremos facas e canivetes industriais que se confundem e muitas superam as pe?as feitas ? m?o em termos de acabamento e design, e em qualidade dificilmente ficam atr?z, ent?o porque eles preferem as artesanais, simples, porque s?o artesanais!


__________________
Ricardo Lala
Korth Knives
http://www.ikbsknifetech.com
korthknives@terra.com.br
Reply With Quote
  #54  
Old 02-27-2004, 05:58 AM
BrB's Avatar
BrB BrB is offline
Living Legend
 
Join Date: Sep 2003
Location: Brazil, Florian?polis SC
Posts: 1,599
Send a message via ICQ to BrB Send a message via MSN to BrB
Mesmo na cutelaria industrial nacional voc? acha boas facas nas linhas de exporta??o, mas o custo ? bem mais alto. A faca furreca padr?o da Tramontina que voc? v? no supermercado a R$ 9,50 (ou o pre?o que vc's acham a? na sua regi?o) atente a uma camada populacional que n?o est? disposta ou n?o pode investir R$ 60 ou 70 em uma faca padr?o exporta??o, e muito menos R$ 200 em uma faca custom. Uma pequena lei de marketing, se est? no mercado a um bom tempo, ? porque existe demanda. As facas ruins vendem.


__________________
Jeff Velasco

-------------------------------------------
Pesquise posts antigos antes de perguntar:
Use CKD Search
? mais r?pido e f?cil!
Reply With Quote
  #55  
Old 02-27-2004, 08:52 AM
Ricardo Lala's Avatar
Ricardo Lala Ricardo Lala is offline
Moderator
 
Join Date: Jul 2002
Location: P. Prudente-Brazil
Posts: 1,016
Mas foi quase o que eu disse, n?o se pode jogar p?rolas aos porcos... ou facas boas, he he he.
Eu citei a cutelaria americana, e posso dar um exemplo, um canivete Willian Henry, custa acima de 150 d?lares, ou mais de 450 dos nossos iReais, assim ? poss?vel fazer uma cutelaria de alto padr?o, ou n?o???!!!


__________________
Ricardo Lala
Korth Knives
http://www.ikbsknifetech.com
korthknives@terra.com.br
Reply With Quote
  #56  
Old 02-27-2004, 09:42 AM
BrB's Avatar
BrB BrB is offline
Living Legend
 
Join Date: Sep 2003
Location: Brazil, Florian?polis SC
Posts: 1,599
Send a message via ICQ to BrB Send a message via MSN to BrB
Eu estava concordando, e n?o retrucando Ricardo.



__________________
Jeff Velasco

-------------------------------------------
Pesquise posts antigos antes de perguntar:
Use CKD Search
? mais r?pido e f?cil!
Reply With Quote
  #57  
Old 02-27-2004, 05:06 PM
callega's Avatar
callega callega is offline
Banned
 
Join Date: Jul 2002
Location: Bento Goncalves RS Brasil
Posts: 1,904
Lala, na epoca que trabalhei na Tramontina, trabalhava numa divisao que produz panelas de fundo triplo, baixelas e talheres finos.. Algumas facas eram feitas pelo soldamento tig de tres pecas em inox. O cabo era oco. Um equipamento automatico unia as duas pecas do cabo e depois de polido, parecia macico..
Uma coisa ? induvidavel, o Vlentin Tramontina iniciou fabricando canivetes com talas de chifre bovino no p orao de casa. O Ivo, vendia docinhos na estacao de trem de Carlos Baarbosa. Hoje, estes homens nao se comparam a qqer um por ai. Mto embora o Ivo seja muito mais que simples na maneira de tratar.. Mas grana, en o v?io Randon tem tanta..
Se eu tivesse um futuro destes pela frente, talvez tbem faria facas daqueel tipo.
O nono Munhol fabrica facas que sao tortas, profundamente riscadas pelo esmeril, com marcas profundas do forjamento, pits profundos, cabos de cano de pvc e vende a menos de 10 pila. a faca grande.. E vende..
Quem paga 100, 200 pila por uma faca custom?? Qto mais 500, 1000...
Agora, qtos pagam 10 pila por uma faca?? Mtos..
Eu nao usaria uma faca minha no m eu balde de pesca.. Com certeza seria roubada..Agora, aquela mundial profissional, toda fina de tanto afiar, ninguem rouba. Talvez nao saibam que ? uma das melhores facas de linha profissional. Se descobrirem que ? feita com aco alemao, entao... Ja era..
Agora, ja vi mto cara pagar mais de 200 e ate 500 por Solingen fabricada no uruguai ou no brasil..
Tem doido pra tudo..
mercado existe pra qqer M ou coisa ?tima.. Basta descobrir a forma de cativar o cliente..
Reply With Quote
  #58  
Old 02-27-2004, 05:24 PM
BrB's Avatar
BrB BrB is offline
Living Legend
 
Join Date: Sep 2003
Location: Brazil, Florian?polis SC
Posts: 1,599
Send a message via ICQ to BrB Send a message via MSN to BrB
Excelente resposta Callega... humorada e com contexto.


__________________
Jeff Velasco

-------------------------------------------
Pesquise posts antigos antes de perguntar:
Use CKD Search
? mais r?pido e f?cil!
Reply With Quote
  #59  
Old 02-27-2004, 06:00 PM
drwong drwong is offline
Enthusiast
 
Join Date: Feb 2004
Posts: 32
Send a message via ICQ to drwong
Hmmm.... ser? que consigo vender minha faca torta? ahuahuahu
vou fazer uma linha delas! uhahuahuahu

? tudo Marketing no mundo de hoje! ningu?m merece.
Reply With Quote
  #60  
Old 02-28-2004, 06:00 AM
Ricardo Lala's Avatar
Ricardo Lala Ricardo Lala is offline
Moderator
 
Join Date: Jul 2002
Location: P. Prudente-Brazil
Posts: 1,016
Quote:
Originally posted by BrB
Eu estava concordando, e n?o retrucando Ricardo.

Ol? Jeff, me desculpe se pareci grosseiro, eu tamb?m estou concordando contigo !
Mas ? isso mesmo, al?m de ser uma condi??o financeira da maioria, foi o que o Jean falou, tem gente que paga 500 mangos numa Solingen falsa, ou bem mais numa Sheffield, e depois que descobre, fica quieto para n?o assumir que foi enganado e parecer idiota, n?o ? verdade!!!??? Se o p?blico quer M., que tenha sua M., mas o que acontece no mundo civilizado e capitalista, tem dinheiro sobrando, bom gosto e, como disse um cliente meu, eu j? tenho 5 facas de 100, agora eu quero uma de 500, e ? assim, se eu quero e posso, eu pago! Porque qualquer faca corta, ?s vezes uma feia, mal acabada corta mais ainda, e ninguem a rouba, he he he he ...


__________________
Ricardo Lala
Korth Knives
http://www.ikbsknifetech.com
korthknives@terra.com.br

Last edited by Ricardo Lala; 02-28-2004 at 06:03 AM.
Reply With Quote
Reply

Tags
a?o, cutelaria, faca, forja, l?mina, metal, mokume


Currently Active Users Viewing This Thread: 1 (0 members and 1 guests)
 
Thread Tools
Display Modes

Posting Rules
You may not post new threads
You may not post replies
You may not post attachments
You may not edit your posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is On

Forum Jump


All times are GMT -5. The time now is 03:28 PM.




KNIFENETWORK.COM
Copyright © 2000
? CKK Industries, Inc. ? All Rights Reserved
Powered by ...

Powered by vBulletin® Version 3.8.4
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
The Knife Network : All Rights Reserved