MEMBER ITEMS FOR SALE
Custom Knives | Other Knives | General Items
-------------------------------------------
New Posts | New PhotosAll Photos



Go Back   The Knife Network Forums : Knife Making Discussions > Knife Organizations and Club Boards > SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros)

SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) Everything about Brazilian custom knives and knifemakers - this is the official forum for the "Sociedade Brasileira de Cuteleiros". "O forum oficial da Sociedade Brasileira De Cuteleiros - tudo sobre o mundo da Cutelaria Artesanal no Brasil!"

Reply
 
Thread Tools Display Modes
  #1  
Old 09-01-2011, 01:17 PM
Gerson's Avatar
Gerson Gerson is offline
Skilled
 
Join Date: Oct 2006
Location: Campina Grande - PB
Posts: 741
A forja e o vento

Ola mo?ada

? o seguinte:

Uma forja tem que ter uma fonte de ar para a queima total do g?s. Certo? Pois bem, muitos utilizam uma ventoinha de ar condicionado de carro, outros motor de exaustor, outros secador de cabelo (Este penso ser a op??o da maioria), e por a? vai.

Considerando o secador de cabelo, qual o elemento utilizado por voc?s para "emendar" o secador ? forja? Preciso dessa solu??o com urg?ncia (se a informa??o vier com foto melhor ainda)

J? estou agradecendo
Reply With Quote
  #2  
Old 09-01-2011, 05:12 PM
dz farias's Avatar
dz farias dz farias is offline
Guru
 
Join Date: Feb 2006
Posts: 1,365
Eu uso um cano de agua desses comuns. Nao sei o diametro mas ? muito parecido com o bocal do secador, so tem que esquentar o cano e fazer a jun?ao.

Desculpe cansado pra tirar fotos.

Abra?os


__________________
Victor S. Farias

DZ.FARIAS@GMAIL.COM

Visitem meu blog. Abra?os http://dzfarias.blogspot.com/
Reply With Quote
  #3  
Old 09-01-2011, 07:07 PM
leofonte leofonte is offline
Skilled
 
Join Date: Jan 2006
Location: Campinas - S?o Paulo - Brasil
Posts: 315
Gerson,

Pela resposta do Victor, acho que ? poss?vel perceber que para cada projeto de forja e secador h? que se encontrar a solu??o mais adequada. Existem secadores com o tubo de sa?da cil?ndricos, outros s?o ligeiramente c?nicos, etc.

O meu era um secador quase cil?ndrico, ligeiramente c?nico. Peguei um tubo de parede um pouco mais grossa e um amigo torneiro reproduziu a mesma "conicidade" na parte interna do tubo o que fez com que os dois conjuntos se ajustassem perfeitamente.

Em outras forjas de amigos cuteleiros, o pessoal s? pega um tubo com di?metro ligeiramente maior que o da sa?da do secador e faz o encaixe. N?o t?m mist?rio, e creio que ? a solu??o encontrada pela maioria. As vezes algumas pessoas fazerm um furo (ou v?rios) na lateral do tubo, solda porcas e colocar parafusos para ajudar a prender a ponta do secador, ventoinha, etc.

Outras pessoas pegam peda?os de mangote, c?maras de ar, ou mesmo fita adesiva ou fita isolante para vedar a jun??o do secator ao tubo da forja.

Tudo isto vai depender do seu secador e dos materiais a dispos???o.

Sds

Leonardo
Reply With Quote
  #4  
Old 09-01-2011, 07:58 PM
Luis Paulo's Avatar
Luis Paulo Luis Paulo is offline
Skilled
 
Join Date: Feb 2005
Location: S?o Paulo - Brasil
Posts: 430
Vi uma das forjas feitas no workshop por um dos alunos do Vilar que achei simples mas MUITO eficiente :

Um cano de metal da forja at? o secador e a jun??o do secador/cano vedada com uma daquelas fitas adesivas metalicas. Bem pratico.


Agora..... Ficou poetico o titulo do post heim Gerson ?rs


__________________
Luis Paulo Leonardo
Bainhas, Cintos, Coldres e Afins
S?o Paulo - SP
Brasil
luis_paulo_work@hotmail.com
lpleo@ig.com.br
Reply With Quote
  #5  
Old 09-01-2011, 08:27 PM
GMorineau GMorineau is offline
Member
 
Join Date: Nov 2010
Location: Sao Paulo
Posts: 25
Uso cone de suporte de fio, daqueles usados em tecelagem mesmo... Funciona que uma beleza. E um dimer para regular a "vaz?o"...
Reply With Quote
  #6  
Old 09-02-2011, 05:57 AM
Barth Barth is offline
Skilled
 
Join Date: Aug 2005
Location: Novo Hamburgo-RS
Posts: 518
Fita Tape!


__________________
www.cutelariabarth.blogspot.com
Reply With Quote
  #7  
Old 09-02-2011, 07:23 AM
Ferrari Ferrari is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Jul 2002
Location: Pirassununga - SP / Brazil
Posts: 2,656
Quote:
Originally Posted by Barth View Post
Fita Tape!
Barth, vc ? muito chic! Eu uso fita crepe mesmo!
Reply With Quote
  #8  
Old 09-02-2011, 07:06 AM
LCASERAPIAO's Avatar
LCASERAPIAO LCASERAPIAO is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Mar 2006
Posts: 2,157
Gerson,

Eu uso a um temp?o um peda?o de mangote de radiador. A borracha ? forte, se ajusta bem ao cano de metal e ? conicidade da "boca" do secador.

Mas como disseram, ? s? escolher a melhor solu??o pra o seu problema.


__________________
"Jurei, perante o altar de Deus, hostilidade eterna a toda forma de tirania sobre o esp?rito do homem."

SERAPIAO FACAS ARTESANAIS
Garanhuns-PE
lcaserapiao@gmail.com msn: lcaserapiao@gmail.com
VEJA O BLOG http://www.serapiaofacas.blogspot.com/
Reply With Quote
  #9  
Old 09-03-2011, 12:52 AM
rodrigobuarque rodrigobuarque is offline
Steel Addict
 
Join Date: Mar 2011
Posts: 157
pois z?, acredito que a solu?ao mais simples seja um cano uma de bitola acima a da saida do secador e silver tape. ou uma bitola mais fina e faz como imenda de cano. da um calor nele e molda. pede ao pedreiro que ele te ensina. no meu caso coencidiu de bater certinho com uma luva de 50. ai so encaixar e tirar com leve pressao.
Reply With Quote
  #10  
Old 09-03-2011, 10:18 AM
M?rcio M?rcio is offline
Steel Addict
 
Join Date: Nov 2006
Posts: 104
Tubo de aspirador conectado com peda?os de c?mara de ar de bicicleta. O Magayver ia babar...


__________________
Jos? M?rcio Pereira
tuaregfacasnegras@gmail.com
Novo Hamburgo/RS
Reply With Quote
  #11  
Old 09-04-2011, 08:28 PM
kewyn kewyn is offline
Steel Addict
 
Join Date: Feb 2010
Location: Itápolis - Sp
Posts: 123
Boa noite, se me permite sugerir, um sif?o de pia ? uma boa id?ia, principalmente porque ele se ajusta a v?rios di?metros de sa?da e entrada, al?m de ser flex?vel, assim vc pode instalar a fonte de ar longe da forja, mas isto depende muito se o cano de admi??o da forja esquenta. Creio eu, que durante o forjamento isto n?o ocorre, pois o ar resfria a tubula??o, mas como o sif?o ? de pl?stico, n?o custa a derreter, seria f?cil e conveniente adapatar um mangote na conec??o "forja/sif?o". ? barato, fica est?ticamente bonito (? poss?vel encontrar na cor preta, prata e branco) al?m de ser funcional, pois j? vem com ele uma esp?cie de borracha de veda??o, bem apertado fica show.
Reply With Quote
  #12  
Old 09-05-2011, 03:28 PM
cassio cassio is offline
Guru
 
Join Date: Jan 2003
Location: south of brazil
Posts: 1,004
Send a message via MSN to cassio
Vc n?o vai acreditar mas na minha forja ? com durex....


__________________
Cassio Selaimen
Porto Alegre - RS - Brazil
www.doncassioselaimen.com.br
Reply With Quote
  #13  
Old 10-07-2012, 06:43 PM
fguido fguido is offline
Member
 
Join Date: Oct 2012
Posts: 10
Boa noite meu nome ? Guido sou nov o no forum e preciso contruir a minha forja a g?s ainda essa semana, tenho duas d?vidas, qual ? melhor cimento refrat?rio ou manta, podem indicar onde compro essa manta pela internet?

Outra d?vida ? se eu colocar a entrada de ar vindo do meu compressor com uma press?o regulada de 10 psi ? muito?

Obrigado pela ajuda.
Abra?os ? todos.
Reply With Quote
  #14  
Old 10-07-2012, 07:44 PM
Norio Sato Norio Sato is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Dec 2004
Posts: 2,489
Guido, seja bem vindo.

Em geral se diminui o fluxo de ar gerado pela ventoinha.

Alimentar a forja com compressor n?o ? boa id?ia. Provavelmente voc? vai ficar com compressor com o motor ligado direto enquanto forja, ou seja, um motor de de 0,3~0,75 HP (suponho) p/ ventilar a forja, enquanto uma ventoinha com motor de 20~30W (0,027~0,04 HP) d? conta.


__________________
Norio Sato
S?o Paulo-SP
Reply With Quote
  #15  
Old 10-07-2012, 08:23 PM
Andrey's Avatar
Andrey Andrey is offline
Skilled
 
Join Date: Jun 2008
Location: S?o Jos? dos Campos - SP - BRASIL
Posts: 373
Guido, o Norio est? corret?ssimo quanto ao compressor, ele me deu esta mesma dica 2 anos e meio atr?s e eu fui teimoso e resolvi testar com compressor assim mesmo, conclus?o o compressor de 2 CV precisava ficar ligado praticamente direto, com todo barulho dele, pra fazer o que um cooler de 10x10 cm faz em sil?ncio e consumo de energia baix?ssimo, ent?o n?o perca tempo com isso e v? direto para as ventoinhas.

Sobre os refrat?rios eu prefiro a manta, na http://www.artebrasilmateriais.com.br/refratarios.html voc? deve conseguir comprar um peda?o por e-mail ou telefone, mas eles exploram no pre?o.
Outros distribuidores costumam vender apenas caixa fechada, mas conversando talvez consiga que te vendam retalhos se tiverem.


__________________


Andrey Navarre
www.andreynavarre.com.br
navarrecutelaria@gmail.com
Reply With Quote
Reply

Tags
a g?s, forja, man, post


Currently Active Users Viewing This Thread: 1 (0 members and 1 guests)
 

Posting Rules
You may not post new threads
You may not post replies
You may not post attachments
You may not edit your posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is On

Forum Jump

Similar Threads
Thread Thread Starter Forum Replies Last Post
Forja Rodrigo Lavieri SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) 12 02-27-2010 09:20 AM
Forja a g joalexvoss SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) 4 05-27-2009 08:47 AM
Forja hamiltonhermes SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) 1 06-23-2005 11:06 AM
Forja carv?o vs Forja G kandrus SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) 3 06-21-2005 05:45 AM


All times are GMT -5. The time now is 05:19 AM.




KNIFENETWORK.COM
Copyright © 2000
? CKK Industries, Inc. ? All Rights Reserved
Powered by ...

Powered by vBulletin® Version 3.8.4
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
The Knife Network : All Rights Reserved